Você tem autoliderança?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/09/2018
"Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar", diz a música Timoneiro, composta pelo genial Paulinho da Viola. A beleza poética da canção é indiscutível, mas o refrão não pode ser levado ao pé da letra no mundo corporativo. Profissionais que desejam obter êxito em suas áreas de atuação, devem saber gerenciar a própria carreira. Caso não assumam o comando da embarcação, correm risco de ficar à deriva.
À capacidade de assumir o domínio e a responsabilidade sobre a sua trajetória, buscando a motivação, as capacidades e as habilidades necessárias para atingir objetivos, dá-se o nome de autoliderança. "A sua prática proporciona o desenvolvimento de pensamentos e comportamentos benéficos e construtivos, como a autoconfiança, o foco e a resiliência, proporcionando ao profissional autonomia e controle sobre a sua carreira”, explica Luciana Passadori, palestrante e especialista em liderança intrapessoal do Instituto Passadori .
E essa capacidade é cada vez mais valorizada no competitivo mercado de trabalho. De acordo com a especialista, cresce o reconhecimento acerca da importância das características comportamentais e da capacidade de adquiri-las e utilizá-las em favor do autodesenvolvimento e da busca por resultados. "Isso proporcionou mais liberdade e autonomia para os funcionários controlarem e direcionarem as suas carreiras dentro das empresas", acredita.
Saiba desenvolver a autoliderança
Luciana Passadori ressalta que o desenvolvimento da autoliderança envolve diversos fatores, necessita de profunda investigação interna e tem aspectos próprios para cada pessoa. No entanto, alguns aspectos são indispensáveis nesse processo. Confira cinco orientações destacadas pela palestrante e especialista em liderança intrapessoal para quem deseja desenvolver essa habilidade:
1. Autoconhecimento
Este é um ponto indispensável no desenvolvimento da autoliderança. Afinal, para esse processo ser possível, é preciso que o profissional tenha uma consciência profunda sobre si mesmo e consiga ter clareza em relação a princípios, valores e objetivos
2. Autodeterminação
A determinação e a confiança são fundamentais em qualquer processo de liderança. Elas proporcionam a resiliência necessária para superar os desafios que aparecem na busca pela conquista de objetivos. A principal mudança é que, nesse caso, ela serve principalmente para criar estímulos e impulsos internos para depois reverberar e afetar o ambiente externo
3. Abertura para aprender
O profissional que deseja desenvolver a autoliderança precisa estar em constante evolução. É imprescindível que ele esteja sempre superando limitações, por menores que sejam, adquirindo capacidades e aperfeiçoando habilidades. O processo de autoliderança sempre vai apresentar novos desafios, necessitando de aprimoramento ininterrupto.
4. Responsabilidade
Esse ponto, explica a especialista do Instituto Passadori, está profundamente associada com a autoliderança. Ela é a base para a construção dessa competência, sendo indispensável para que o profissional se comprometa com princípios e valores e os utilize para gerar motivação e impulso em direção aos objetivos.
5. Disciplina
Ponto indispensável para conquistar qualquer objetivo, ela é responsável pela manutenção do foco nas metas estipuladas e naquilo que é necessário ser feito para alcançá-las. Sem disciplina, não é possível manter um planejamento em curso nem transformar um desejo em realidade
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !