SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

09/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pescados Peixes Frutos do Mar

Vendas de pescados crescem acima de 30%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/12/2020

 

                                                

                                                                                                                                                            Foto: The Commons

Vistos como proteínas de maior valor nutricional, os pescados estão se tornando mais presentes na mesa do brasileiro. Ao contrário de outras carnes, cuja demanda estrangeira é grande, a categoria não tem sofrido variações constantes de preço. Além disso, a cadeia de produção de pescados terá até 2021 tempo hábil para aumentar sua capacidade produtiva e potencial de abastecimento.

[noticiasRelacionadas]

Nesse cenário positivo, as vendas crescem entre 30% e 35%, em média, segundo a Pescados Bem Fresco. A expectativa é de avanço nos mesmos patamares no ano que vem. Hoje, a variedade líder da categoria é o Filé de Tilápia. No entanto, o camarão tem se destacado no varejo alimentar em 2020, com crescimento de 3 dígitos em algumas redes, conforme a empresa. Com o fechamento do FoodService durante parte deste ano, o produto sofreu um reposicionamento de preços para o varejo, o que aumentou a atratividade ao consumidor

Para garantir bons resultados, é importante olhar os peixes congelados como potenciais agregadores de valor. “Historicamente é uma categoria que recebe atenção apenas no período da Quaresma, mas, de alguns anos para cá, vem se tornando um importante gerador de fluxo e margem para os varejistas em todos os períodos do ano”, diz Rafael Rocha, diretor comercial e de marketing.

“O filé de tilápia representa até 40% das vendas. em alguns meses, chegamos a registrar crescimento de demanda na casa de 80%”

RAFAEL ROCHA
Diretor comercial e de marketing da Pescados Bem Fresco

RECOMENDAÇÕES
O diretor da Pescados Bem Fresco alerta para:

SORTIMENTO
O mix ideal é composto de 5 a 6 espécies de pescados que geralmente representam 80% do faturamento da categoria e que permitem boas opções de escolha para o consumidor.

PREÇO
Por ser uma categoria em desenvolvimento, as margens aplicadas não devem ser maiores do que das categorias similares de outras proteínas, como frango e suínos.

OFERTAS
Ações de rebaixa de preços fora do período de Quaresma podem gerar aumentos de até 30% do volume de venda dos pescados. Alternar as espécies de pescados ofertadas também é uma boa opção, pois ajuda a desenvolver o mix da categoria.

VISIBILIDADE
Os pescados precisam estar bem posicionados junto às demais proteínas e devidamente precificados para que a comparação na hora da escolha do consumidor seja justa.

ARMAZENAGEM
Nesse quesito, é importante garantir o bom funcionamento dos equipamentos de conservação de congelados, uma vez que os produtos são sensíveis a variações de temperatura.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                  LinkedIn                 ,                 Instagram                 e                 Facebook                 !

COMPARTILHAR
TAGS:Pescados, Peixes, Frutos do Mar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pague Menos - PeixariaSupermercado Pague Menos

Pague Menos registra aumento de 33% na venda de peixes e pescados

Redes se preparam para a Páscoa e esperam crescimento Páscoa

Redes se preparam para a Páscoa e esperam crescimento

Peixes e azeite também fazem a Páscoa. E geram boa margemPeixes

Peixes e azeite também fazem a Páscoa. E geram boa margem

Páscoa traz reforço nas vendas de alimentos com valor agregadoPáscoa

Páscoa traz reforço nas vendas de alimentos com valor agregado

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados