Varejo alimentar tem aumento de 4% no faturamento em janeiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/02/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossitema de Varejo
Entre janeiro deste ano e o mesmo período de 2023, houve um crescimento em volume de vendas de 1,1%, aliado a um incremento de 2,9% nos preços, o que resultou um aumento no faturamento de 4%.
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Em relação aos canais, os supermercados e os atacarejos regionais experimentaram um aumento nas vendas em volume de 0,8% e 2,1%, respectivamente. Isso também impactou positivamente o faturamento de ambos, com um incremento de 4,3%, e 2,7%.
No que diz respeito à regionalização, o Nordeste apresentou o maior crescimento em faturamento com 5,5%, seguido pelas regiões Norte (5,1%) e Centro-Oeste (5%). Em contrapartida, o estado de São Paulo apresentou o menor crescimento no mês (3,4%), ficando aquém da média nacional, de 4,0% Acompanhando os paulistas estão Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o Sul com respectivamente, 3,8% e 3,5%.
Os dados pertencem a um estudo realizado pela Scanntech que analisou mais de 40.000 PDVs e também demonstraram como a categoria de bebidas se sobressaiu e impulsionou o avanço com um aumento de 7,3% no faturamento.
Mais especificamente a água de coco (25%), água (19,5%), suco (14,6%) e energético (12,5%) foram as que mais apresentaram crescimento. Por outro lado, bebidas alcoólicas tiveram uma queda, como é o caso do gin (-15%) e do whiskey (-3,6%).
Em segundo lugar vieram os perecíveis, com ascensão de 6,7% no faturamento e logo depois a mercearia básica, que manteve sua tendência de retração e apresentou queda de 1,2% no faturamento e de 1,1% nas vendas em volume.
Os itens que mais impactaram negativamente na categoria foram o óleo (-22,4%), leite (-10%) e café (-8,7%). Apesar disso, o arroz apresentou o maior aumento em faturamento de todas as demais categorias com 35,3%, o azeite com 23,1% e o açúcar com 7,8%.
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