Inflação dobra gasto médio no supermercado e muda lista de comprasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Fórum Regional com cases de sucesso e insights exclusivos

30/06/2025

NEWSLETTER

Inflação dobra gasto médio no supermercado e muda lista de comprasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoSupermercadosIpsos Pesquisa

Inflação dobra gasto médio no supermercado e muda lista de compras

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/06/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


Troca de marcas, redução de volumes e substituição de proteínas passaram a fazer parte da rotina de compra no País depois de nove meses de reajustes nos alimentos.


Pesquisa nacional realizada pelo Ipsos-Ipec para o C6 Bank indica que cada ida ao supermercado consome em média R$ 200. Um ano antes, o desembolso ficava em torno de R$ 100. O recuo de 0,02 % nos preços de alimentos e bebidas medido pelo IPCA-15 de junho sinalizou trégua pontual, mas não mudou a percepção de custo. Em doze meses, essa cesta acumula alta de 6,94 %, frente a 5,27 % do índice geral.


Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados deixaram de levar ao menos um item para casa nos últimos 6 meses. Entre eles, 44% migraram de marcas com preço acima da média para opções de menor valor.


Na tentativa de equilibrar o orçamento, 35% reduziram a quantidade de café e 24% deixaram o iogurte fora da lista. O movimento também chegou às proteínas: 35 % substituíram carne bovina de primeira por cortes de segunda, suínos ou frango.


A desaceleração captada pelos índices não se converteu em alívio: com o mesmo valor do mês anterior, o consumidor leva menos produtos para casa.


A pesquisa entrevistou 2.000 internautas de todas as faixas de renda entre o fim de maio e meados de junho, medindo o comportamento de compra no semestre anterior.


Fonte: Estadão

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Supermercados,Ipsos, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Alta nas vendas e melhora no consumo impulsionam expansão de supermercados no RNCrescimento

Alta nas vendas e melhora no consumo impulsionam expansão de supermercados no RN

Varejo alimentar registra aumento de 25,1% em perdasPesquisa

Índice médio de perdas no varejo alimentar avança em 2024

Imagem do editorInovação

42% dos consumidores pagariam mais para ter uma experiência aprimorada no varejo alimentar físico

Corredor de supermercado - adobe stockGestão

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integração

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados