ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/11/2025
De especialista em FLV a lagosta e black angus: novo conceito de supermercado premium é aposta do Pão de Açúcar
POR Gabrielly Mendes
EM 27/06/2025

Fotos: Divulgação e SA+ Varejo
Em resposta ao perfil de consumidor que busca mais do que uma simples reposição de despensa, o Pão de Açúcar iniciou a reinauguração de 11 unidades com um novo conceito de loja premium.
A proposta é entregar uma experiência de compra mais completa, com ambientes reformulados, sortimento ampliado e atendimento especializado. As mudanças fazem parte da estratégia do GPA para consolidar a bandeira como referência no varejo de alto padrão no país.
“Nós chamamos essas inaugurações de lojas do circuito premium porque vamos oferecer incremento de sortimento, atendimento e de experiência do cliente além da média do Pão de Açúcar. Com mais de 600 itens extra premium, os clientes dessas categorias terão acesso à produtos que normalmente não estão disponíveis nessas lojas. A partir dessas 12 unidades, poderemos tirar aprendizados para propagar essa experiência”, conta Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar.

As reformulações ocorrem entre junho e julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em lojas consideradas icônicas para a rede. A primeira a operar no novo modelo foi a unidade de Campinas (SP), aberta em março.
O projeto inclui curadoria de produtos nacionais e importados, ambientação mais sofisticada e serviços inéditos, como o especialista em FLV, profissional que auxilia o cliente na escolha ideal de frutas, legumes e verduras conforme o uso desejado.
No centro da estratégia estão três pilares: sortimento premium, excelência em perecíveis e atendimento com encantamento. A rede aposta em categorias como carnes especiais, queijos artesanais, pescados nobres e vinhos com mais de 550 rótulos, além de investir na formação de equipes preparadas para orientar a jornada de compra em cada sessão da loja.

Segundo dados do primeiro trimestre de 2025, a rede registrou crescimento de 6,5% nas vendas totais, aumento de 11% na base de clientes da categoria Mais Black e avanço de 0,7 ponto percentual em market share no segmento premium, indicadores que reforçam o potencial do formato.
De acordo com Maria Cristina de Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Clientes do GPA, a evolução do conceito de lojas da rede é reflexo do foco estratégico da companhia no segmento premium.
"O Pão de Açúcar é uma marca que, ao longo da história, construiu um forte vínculo emocional com os clientes. A proposta de valor da rede é oferecer diferenciação na categoria de perecíveis, sortimento premium, além de uma solução completa para o dia a dia, sempre elevando a experiência de compra por meio da excelência em atendimento", afirma.

O que muda na loja?
• Design e jornada – Ambientes em tons de branco, madeira e verde oliva destacam os produtos; retail media aparece de forma integrada e em pontos estratégicos, oferecendo conteúdo relacionado à sessão em que está posicionado.
• Equipe – Todos os setores contam com profissionais especializados. A rede cria o cargo de especialista em Frutas, Legumes e Verduras para orientar escolhas segundo a ocasião.
• Adega – Mais de 559 rótulos de 11 países, com bebidas geladas de pronta entrega e botão para chamar o sommelier.
• Hortifrúti – A seção de frutas, legumes e verduras conta com mais itens processados, como sucos frescos e frutas cortadas. A categoria de orgânicos também foi ampliada com mais de 50 novas oportunidades de consumo. Há ainda uma divisão por "mundos", como o mundo dos tomates e dos cogumelos.
• Espaço Mais Equilíbrio – Próximo aos perecíveis, a sessão concentra uma ampla variedade de itens sem glúten ou lactose, farinhas e cereais.
• Peixaria – Lagosta, camarão-rosa, vieira, centolha, pirarucu de manejo sustentável e cortes temperados.
• Açougue – Linha diária e cortes premium, como T-bone, black angus, raças britânicas, cordeiro, pato, codorna e avestruz.
• Queijos e Frios – Curadoria com degustação, kits presenteáveis e presuntos crus artesanais.
• Mercearia – Marcas de referência, incluindo Lindt, Baci, Garofalo, Illy e Orfeu, além das linhas próprias Qualitá e Taeq.
• Sushi Bar – Novas receitas, como ceviche exclusivo.

Notícias relacionadas
ExpansãoOba Hortifruti inaugura 2ª unidade na Vila Mariana com conceito Farm
ExpansãoBoa Supermercados chega em cidade inédita do interior paulista
ExpansãoX Supermercados cresce em SP com inauguração de loja prevista para amanhã
ExpansãoShibata Supermercados terá fábrica de alimentos para atender 32 lojas
Gabrielly Mendes
Repórter








