De especialista em FLV a lagosta e black angus: novo conceito de supermercado premium é aposta do Pão de AçúcarSA+ Ecossistema de Varejo


De especialista em FLV a lagosta e black angus: novo conceito de supermercado premium é aposta do Pão de Açúcar

POR Gabrielly Mendes

EM 27/06/2025

Do hortifruti ao black angus: como o Pão de Açúcar quer reconquistar o cliente de alto padrão

Fotos: Divulgação e SA+ Varejo


Em resposta ao perfil de consumidor que busca mais do que uma simples reposição de despensa, o Pão de Açúcar iniciou a reinauguração de 11 unidades com um novo conceito de loja premium.


A proposta é entregar uma experiência de compra mais completa, com ambientes reformulados, sortimento ampliado e atendimento especializado. As mudanças fazem parte da estratégia do GPA para consolidar a bandeira como referência no varejo de alto padrão no país.


“Nós chamamos essas inaugurações de lojas do circuito premium porque vamos oferecer incremento de sortimento, atendimento e de experiência do cliente além da média do Pão de Açúcar. Com mais de 600 itens extra premium, os clientes dessas categorias terão acesso à produtos que normalmente não estão disponíveis nessas lojas. A partir dessas 12 unidades, poderemos tirar aprendizados para propagar essa experiência”, conta Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar.




As reformulações ocorrem entre junho e julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em lojas consideradas icônicas para a rede. A primeira a operar no novo modelo foi a unidade de Campinas (SP), aberta em março.


O projeto inclui curadoria de produtos nacionais e importados, ambientação mais sofisticada e serviços inéditos, como o especialista em FLV, profissional que auxilia o cliente na escolha ideal de frutas, legumes e verduras conforme o uso desejado.

No centro da estratégia estão três pilares: sortimento premium, excelência em perecíveis e atendimento com encantamento. A rede aposta em categorias como carnes especiais, queijos artesanais, pescados nobres e vinhos com mais de 550 rótulos, além de investir na formação de equipes preparadas para orientar a jornada de compra em cada sessão da loja.



Segundo dados do primeiro trimestre de 2025, a rede registrou crescimento de 6,5% nas vendas totais, aumento de 11% na base de clientes da categoria Mais Black e avanço de 0,7 ponto percentual em market share no segmento premium, indicadores que reforçam o potencial do formato.


De acordo com Maria Cristina de Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Clientes do GPA, a evolução do conceito de lojas da rede é reflexo do foco estratégico da companhia no segmento premium.


"O Pão de Açúcar é uma marca que, ao longo da história, construiu um forte vínculo emocional com os clientes. A proposta de valor da rede é oferecer diferenciação na categoria de perecíveis, sortimento premium, além de uma solução completa para o dia a dia, sempre elevando a experiência de compra por meio da excelência em atendimento", afirma.



O que muda na loja?


Design e jornada – Ambientes em tons de branco, madeira e verde oliva destacam os produtos; retail media aparece de forma integrada e em pontos estratégicos, oferecendo conteúdo relacionado à sessão em que está posicionado.


Equipe Todos os setores contam com profissionais especializados. A rede cria o cargo de especialista em Frutas, Legumes e Verduras para orientar escolhas segundo a ocasião.


Adega – Mais de 559 rótulos de 11 países, com bebidas geladas de pronta entrega e botão para chamar o sommelier.


Hortifrúti  –  A seção de frutas, legumes e verduras conta com mais itens processados, como sucos frescos e frutas cortadas. A categoria de orgânicos também foi ampliada com mais de 50 novas oportunidades de consumo. Há ainda uma divisão por "mundos", como o mundo dos tomates e dos cogumelos. 


Espaço Mais Equilíbrio – Próximo aos perecíveis, a sessão concentra uma ampla variedade de itens sem glúten ou lactose, farinhas e cereais.  


Peixaria – Lagosta, camarão-rosa, vieira, centolha, pirarucu de manejo sustentável e cortes temperados.


Açougue – Linha diária e cortes premium, como T-bone, black angus, raças britânicas, cordeiro, pato, codorna e avestruz.


Queijos e Frios – Curadoria com degustação, kits presenteáveis e presuntos crus artesanais.


Mercearia – Marcas de referência, incluindo Lindt, Baci, Garofalo, Illy e Orfeu, além das linhas próprias Qualitá e Taeq.


Sushi Bar – Novas receitas, como ceviche exclusivo.





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Gabrielly Mendes

Repórter Junior

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