Varejistas não exploram tecnologias para gestão de estoque e logística

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Pesquisa revela que apenas 38% utilizam os recursos que são capazes de aumentar a produtividade

Foto: Sotck Adobe

Apesar do potencial da tecnologia no desafio de armazenar e entregar com agilidade, a maioria dos varejistas não utiliza os recursos disponíveis, de acordo com o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, em pesquisa encomendada pela TOTVS.  

Analisando o recorte de varejistas do estudo, que correspondem a 36% dos embarcadores entrevistados, notou-se que 92% possuem um setor voltado à gestão de armazenagem, no entanto apenas 38% possuem um sistema de gestão para essa área da empresa. Já o uso de dispositivos móveis na operação é mais abrangente - 51%, assim como de sistemas de código de barras / RFID / BEACON - 48%.

Em relação à gestão de transporte, apesar de 76% das empresas entrevistadas possuírem um setor específico, apenas 20% possuem sistema de gestão de transporte (TMS). “A intralogística dos varejistas ainda é um tema que demanda atenção, uma vez que o pedido é feito e precisa ser direcionado para o transporte o quanto antes para chegar a um cliente que requer cada vez mais agilidade”, afirma Elói Assis, diretor executivo de Varejo da TOTVS.

A pesquisa também mostrou que os varejistas já adotam soluções voltadas para otimização e roteirização logística -44% e integração de rastreamento - 39%. Sobre a futura adoção de soluções tecnológicas, cerca de 35% pretende investir na gestão de custo logístico, de armazenagem e sistema checklist, e aproximadamente 30% em ferramentas de tracking/previsão de entrega e sistemas de coleta e entrega de mercadorias. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                         LinkedIn                                                        ,                                                        Instagram                                                        e                                                        Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade