SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Preço Consumo Marca Própria Decisão de Compra

Um em cada quatro consumidores migrou compras para itens mais baratos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/03/2021

Foto: iStock

Os preços de alimentos e demais itens típicos de supermercados aumentaram de forma expressiva nos últimos meses. De acordo com o índice Abrasmercado, que analisa as 35 categorias mais vendidas no setor, a cesta de compras ficou 25% mais cara no acumulado de 12 meses até janeiro deste ano. Paralelamente, grande parte da população perdeu renda no mesmo período. O resultado é a busca por opções mais baratas.

[noticiasRelacionadas]

Um estudo da  Bain & Company , feito com dois mil brasileiros no segundo semestre de 2020, mostrou que 25% dos consumidores já migravam para produtos mais baratos e 18% optavam por tamanhos com custo mais acessível. A migração envolve a escolha de marcas de preço mais em conta, embalagens de menor desembolso e itens de marca própria.

“Esse movimento não é novo nem exclusivo do Brasil, mas acelerou com a pandemia, porque a Covid-19 apertou os bolsos. Na América Latina, 70% esperavam ter redução da renda”, afirmou Ricardo de Carli, analista da Bain & Company, ao jornal Valor Econômico .

No momento em que a consultoria realizou a pesquisa, milhões de brasileiros recebiam o auxílio emergencial. Agora, sem a ajuda – que deve voltar porém em valor menor e por período mais curto –, a escolha de marcas e embalagens mais acessíveis tende a se tornar mais comum.  “As pessoas devem voltar para um consumo mais básico. A expectativa é de que volte aos patamares de 2019”, acredita Tathiane Frezarin, diretora de contas da Kantar.

Marca própria em alta

No ano passado, 72% das famílias de classe D e E receberam o auxílio emergencial, o que resultou num gasto médio entre 9% e 14% superior até a primeira metade de 2020. Já no terceiro e no quarto trimestre, observou-se processo de desaceleração para 8% e 6%, respectivamente. “O auxílio permitiu que as pessoas tivessem acesso a categorias de preço médio maior, mas o crescimento foi em valor e não em volume. Já a marca própria acabou sendo um meio de acesso a algumas categorias no momento de dificuldade”, avalia Thatiane, da Kantar.

No Carrefour, 44% so público já inclui itens de marca própria no carrinho de compras. No GPA, as marcas próprias responderam por cerca de 20% das vendas alimentares. Ao longo do ano passado, quatro em cada cinco clientes comprou algum produto de marca própria, cujo preço pode ser até 30% inferior.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

COMPARTILHAR
TAGS:Preço, Consumo, Marca Própria, Decisão de Compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Açaí MamboSupermercado Mambo

Supermercado Mambo conquista selo de melhor açaí de SP

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados