11/01/2026
Turnover: machine learning reduz taxa em até 8% no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/10/2018
Você gostaria de reduzir em até 8% a rotatividade de pessoas no seu supermercado? Alguns varejistas já estão conseguindo isso ao firmar parceria com empresas que utilizam, na seleção e contratação de profissionais, o machine learning: método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Trata-se de um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
[noticiasRelacionadas]
Uma das empresas que oferecem essa ferramenta é a Levee . “Ao aumentar o tempo de retenção dos profissionais, reduzimos os custos com treinamentos, entre outras vantagens”, diz Marcelo Salles, vice-presidente da divisão de Soluções de Produtividade para a Força de Trabalho da fintech, startup que usa tecnologia para viabilizar financeiramente as empresas. A Levee, que existe desde 2016, presta serviços para grandes varejistas do País, como Casas Pernambucanas, C&A, Hi Happy e a rede de supermercados St. Marche.
A ferramenta possibilita ainda diminuir o tempo do processo seletivo em relação ao modelo tradicional. Outra vantagem é o uso da geolocalização, que permite priorizar os candidatos qualificados que residem nas imediações do local de trabalho. “Dessa forma, consegue-se reduzir despesas com vale-transporte e aumentar a qualidade de vida do empregado, que gastará menos tempo em deslocamentos”, afirma o executivo.
Além de contar com a plataforma própria EmpregoLigado, com 2,5 milhões de candidatos inscritos, bancos de dados, como Google Jobs, alimentam a pesquisa. Salles não revela o preço do serviço, mas explica que a Levee baseia a cobrança “no fator de sucesso”. Ou seja, o varejista só paga pelas contratações efetivadas.
Vantagens da contratação com inteligência artificial
500 contratações/ano da startup para varejistas atendidos, entre eles a rede St Marche
3 a 4 dias úteis tempo de contratação pelo modelo de machine learning, contra 15 a 30 dias da forma tradicional
Notícias relacionadas
InovaçãoCerca de 6 em cada 10 empresas do varejo já utilizam IA
InovaçãoVarejo amplia uso de inteligência artificial para reduzir desperdício de alimentos
Tecnologia para varejoMaioria dos líderes afirmam que IA ocupa posição central nas estratégias voltadas à experiência do cliente
Tecnologia







