SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

concorrência novos concorrentes varejistas varejo alimentar supermercadistas expectativas do consumidor

Todo varejista deve atuar em todos os formatos?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/08/2022

Cada dia surge um novo formato no varejo alimentar e as mudanças ocorrem de forma muito acelerada. Algumas redes chegam a atuar em mais sete formatos diferentes, e seus resultados não vêm de um único formato, mas sim da somatória de todos. “Talvez o investimento seja mais diverso e o resultado também venha em proporções dessa diversidade”, destacou Marise Araújo, sócia-fundadora na Step Stone Consultoria , durante o quinto bate-papo da websérie Conselheiros SA Varejo, realizada no último mês, sob o tema Novos concorrentes e diversificação dos modelos de negócio ( assista aqui ). 

“Hoje você tem que tomar várias decisões o tempo todo para não perder esse consumidor. Se você não fizer ele vai procurar quem faça por ele. O cliente está mudando e mudando rápido e experimenta coisas novas e muda o tempo todo. Não adianta só atender o cliente no formato tradicional, ele não quer mais só isso. Temos que pensar como encantar e segurar esse cliente. Se o consumidor muito tanto e tem tantas exigências e a gente acha que um único formato vai atender”, complementou. 

Gerir um só formato era muito mais fácil. O investimento diverso também não é para todos. Essa complexidade gera o dilema: Realmente é necessário que todos atuem em todos os formatos? Como proceder diante de dificuldades de atender essa demanda tão diversa e complexa? A dica de Renato Giarola, especialista em varejo com passagens pelo Dia e GPA , que também participou do bate-papo é: “Façam aquilo que tem capacidade de fazer e vão melhorando pouco a pouco, e entendendo o mercado, pesquisando. Hoje a pesquisa é muito barata”.

“Muitas vezes veem fulano abriu atacarejo, vou abrir também, loja de condomínio vou abrir e às vezes não tem capacidade para abrir tudo. Então entende o seu consumidor e a sua empresa, seus pontos fortes e aí depois você pode desenvolver novas plataformas. Voltar para dentro é importante para que você saiba o que atingir. Olhe para dentro e faça o simples e bem feito e depois você vai agregando aquilo que realmente vai melhorar seu serviço”, aconselhou.

“Tem muita gente gastando e não tendo resultado. Porque não é gastar, é como gastar”, complementa José Barral, conselheiro de empresas e sócio na Cendon & Barral Assessoria e Consultoria. Os especialistas destacaram a importância de saber o que está fazendo e ter estrutura para manter os novos planos. “Tem gente que quer sair de uma base simples para ir para uma sofisticada e a equipe e seu consumidor não estão preparados. Depois agregue novas e vendo sua capacidade de investimento”, alerta Giarola.

É sobre inovar e conquistar a preferência do consumidor. Mais do que colocar novos projetos em prática, é ser o melhor no que já faz. É entender o cliente, não ir no embalo do mercado somente. “Quem não se conectar no cliente vai ficar copiando os outros. Estão fazendo atacarejo vou fazer, agora é proximidade, vou fazer. O que vai sair na frente é aquele que entender o consumidor”, finaliza o especialista em varejo Renato Giarola. 

Leia também: 

Entenda a complexidade da nova concorrência e como ela impacta a diversificação de modelos de negócios no varejo

Concorrentes ou parceiros? Saiba quando vale a pena se aliar a outras empresas

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                               LinkedIn                                                                               ,                                                                               Instagram                                                                               e                                                                                Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:concorrência, novos concorrentes, varejistas, varejo alimentar, supermercadistas, expectativas do consumidor, novos formatos, formatos de negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados