SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com 80 SKUs, linha de produtos Gomes da Costa atende todos os perfis de público

08/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sustentabilidade Meio Ambiente Consumo

Sustentabilidade volta à pauta global e influencia relação dos consumidores com as marcas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/04/2021

Imagem: Divulgação

Se a sua empresa/marca ainda ignora conceitos de sustentabilidade, passou da hora de repensar. Por mais que ainda existam discursos negacionistas em relação à questão climática, desdenhar da importância de cuidar do meio ambiente significa adotar uma mentalidade ultrapassada. Neste 22 de abril de 2021, data em que é comemorado o Dia da Terra, acontece a Cúpula de Líderes sobre o Clima e, logo na abertura, Joe Biden, presidente dos EUA, se comprometeu a cortar 50% dos gases causadores do efeito estufa até 2030. 

[noticiasRelacionadas]

Apenas três meses após chegar à Casa Branca, Biden deixa claro que esforços em prol do meio ambiente são prioridade total da estratégia política e econômica norte-americana – cortando de vez o hiato dos quatro anos anteriores, nos quais seu país, liderado por Donald Trump, se recusou a encarar o tema com seriedade. "Os EUA colocam-se a caminho para reduzir os gases de efeito estufa pela metade até o final da década. É para lá que estamos indo, como nação. E é isso que podemos fazer, se agirmos para construir uma economia que não seja apenas mais próspera, mas mais saudável, justa e limpa para todo o planeta", afirmou na manhã de hoje o presidente dos EUA. 

Com raras excessões, a visão de Biden é convergente com o que pensam as demais lideranças globais. E essa postura terá como ponto culminante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, marcada para novembro deste ano na cidade de Glasgow, na Escócia. Essa nova agenda positiva influenciará ainda mais a a escolha dos consumidores por empresas, marcas e produtos que, de fato, adotam conceitos de sustentabilidade.

Na edição 2020 de seu estudo "Who Cares, Who Does", a Kantar, empresa global de dados, insights e consultoria, já percebia sinalização de que as preocupações ambientais aumentaram em relação ao ano anterior, e que influenciam cada vez mais a forma como os produtos são produzidos, embalados e, principalmente, escolhidos pelos consumidores.

Em outras palavras, os shoppers estão realmente mais conscientes e responsáveis. De 2019 para 2020, cresceu em 11% a quantidade daqueles que declaram levar às compras sacolas reutilizáveis, em 5% os que evitam usar plásticos e em 18% o número de pessoas que passaram a utilizar artigos laváveis ou reutilizáveis. Além disso, cresceu em 9% os que evitam comprar bebidas em embalagens plásticas, em 23% aqueles que optam por sacolas de tecido ou papel em vez das de plástico para frutas e verduras, e em 5% os que preferem cotonetes de algodão feitos com papel ou madeira em vez de plástico. Apenas para citar algumas constatações do amplo estudo. 

Mesmo que silenciosa, é uma mudança constante e irreversível. E a oportunidade de apropriação do mercado sustentável segue aberta. Na América Latina, somente um quarto dos 8.500 entrevistados pela Kantar conseguiram nomear 1 marca que esteja fazendo algo em prol do meio ambiente. Das citadas, 20% são da indústria e 16% do varejo. As cinco mais identificadas como sustentáveis foram Natura, em primeiro lugar, Coca-Cola, Ypê, Bimbo e Omo, e entre os varejistas o Top 5 é: Bodega Aurrera (México), Assaí, Walmart, Atacadão e Éxito.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                      LinkedIn                                     ,                                     Instagram                                     e                                     Facebook                

COMPARTILHAR
TAGS:Sustentabilidade, Meio Ambiente, Consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock Carnes AçougueConsumo

Itens para churrasco lideram crescimento antes do Dia dos Pais

Adobe Stock milho festa junina supermercadoConsumo

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

1º semestre registra alta de 6,8% no faturamento e queda no volume de vendas no varejo alimentar

Adobe Stock -Consumo

Estudo identifica novas missões de compra

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados