SA+ Ecossistema de Varejo

Reduflação Sorvetes Atacarejos Inflação Salgadinhos Absorventes

Sorvete é o item que mais encolheu em meio à tendência de reduflação

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/01/2024


Foto: Adobe Stock

Nos últimos anos, devido ao aumento da inflação, diversas indústrias adotaram estratégias de reduflação para manter a média de preços de seus itens e evitar que os compradores abandonem suas marcas. Dentre os produtos que mais foram afetados por esse movimento na América Latina, se destaca o sorvete que teve uma queda de 17% no tamanho em relação ao último ano.

[noticiasRelacionadas]

Os dados são da Kantar , empresa de dados, insights e consultoria; e também revelam que o leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos foram categorias fortemente afetadas pelo movimento. 

O estudo ainda demosntra que a compra de itens em embalagens reduzidas ocorre principalmente em cestas de compra com maior frequência, e segundo os dados 60% de todas as categorias que crescem em volume têm o tamanho unitário menor em comparação com o ano anterior – algo que indica que a estratégia é efetiva, sobretudo na categoria de alimentos e bebidas. 

Dessa forma, segundo representantes da Kantar, os consumidores seguem buscando as melhores oportunidades na hora de fazer compras e estão dispostos a mudar para produtos menores no caso de reposições mais frequentes.

Em um movimento contrário, os itens que mais aumentaram de tamanho foram aromatizadores de ambiente, iogurte, sucos concentrados, absorventes higiênicos e sabão para roupas. Diferente dos produtos afetados pela reduflação, o aumento das embalagens é mais acentuada nas categorias de cuidado pessoal e do lar, pois esses itens normalmente usam tamanhos maiores para oferecer maior durabilidade e menor preço por peso ou unidade.  

O local de compra também pesa para a variação de tamanho da embalagem, seja essa para maior ou menor. No caso dos absorventes femininos, por exemplo, o número de viagens para compra em atacarejos é 7% maior e o tamanho adquirido cresce 9%.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Reduflação, Sorvetes, Atacarejos, Inflação, Salgadinhos, Absorventes
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidora de SalgadinhoSalgadinhos

Conheça as 3 principais ocasiões de consumo de Salgadinhos no Verão

Assaí explora categorias de oportunidade e apresenta nova solução financeira para o público PJExpansão

Inaugurações aceleram na reta final do ano

Adobe Stock - UnileverIndústria

Unilever abandona planos de venda da divisão de sorvetes

Adobe Stock - AtacarejoPesquisa

Mesmas lojas contribuem com 33% do crescimento dos atacarejos no 3º tri

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados