Penetração de atacarejos cresce 12 p.p. no último trimestre de 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com 40% dos consumidores usando IA para pesquisar produtos, supermercados precisam adaptar suas estratégias de comunicação digital

25/10/2025

NEWSLETTER

Penetração de atacarejos cresce 12 p.p. no último trimestre de 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Kantar atacarejosE-commerce

Penetração de atacarejos cresce 12 p.p. no último trimestre de 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/03/2025

Novo Atacarejo

Foto: Divulgação

 

O atacarejo segue como destaque entre as escolhas dos brasileiros. Sua penetração cresceu 12 p.p. entre o último trimestre de 2024 e o mesmo período de 2023 – o que representa cerca de 6,9 milhões de novos compradores.

 

É isso o que aponta o estudo Consumer Insights 2024, da divisão Worldpanel da Kantar. Houve também um aumento de 5% na escolha do canal para missões maiores e de 2% em missões menores. Os atacarejos ainda passaram a se destacar mais com os produtos premium e em compras realizadas nos 10 primeiros dias do mês.

 

Outro canal que tem ganhado visibilidade é o e-commerce. Ele mantém crescimento acelerado e expande seu espaço em todos os formatos, com destaque para WhatsApp, que teve penetração de 16% em 2024. As cestas com maior ganho em penetração neste meio de acesso, por sua vez, são bebidas (+3 p.p.), Hibe (+1 p.p.) e comidas para pets (+1 p.p.).

 

Ainda é importante ressaltar que o consumidor do e-commerce está mais propenso a experimentar novos produtos e a pagar mais pela comodidade. Prova disso é que, dentro da categoria premium, eles estão dispostos a gastar, em média, duas vezes mais do que em outros canais.

A pesquisa ainda indica que entre todos os formatos, as classes D e E aumentaram em 11% o número de canais visitados, mas apresentaram queda de 9% no volume por viagem.
COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Kantar, atacarejos,E-commerce
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

promoçõesConsumo

Classes AB aumentam em 9 p.p. a busca por promoções e diminuem o volume de unidades

cervejaConsumo

Queda no volume das vendas marca pior resultado do ano para o varejo alimentar

Adobe StockExpectativas

Varejo alimentar global deve crescer 4,2% ao ano e alcançar US$ 4,7 trilhões até 2033

hibeConsumo

Ocasiões de consumo de itens de higiene e beleza crescem 15% no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados