Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégiasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

09/08/2025

NEWSLETTER

Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégiasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Formatos de LojaSupermercados InflaçãoAlcampo

Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégias

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/06/2025

AdobeStock_298593991_Editorial_Use_Only

Foto: Adobe Stock


A retração nas vendas e o aumento dos custos operacionais têm levado varejistas alimentares globalmente a reavaliar seus modelos de operação. O setor, tradicionalmente baseado em grandes estruturas físicas, enfrenta um período de readequação marcado por inflação persistente, redução no poder de compra da população e mudança no comportamento de consumo.


Um dos principais impactos dessa conjuntura é a dificuldade de manter hipermercados, que exigem alto investimento para operar. Diante desse cenário, muitas empresas estão optando por unidades menores e próximas às residências, acompanhadas do foco em eficiência logística e maior presença digital.


Essa última inclusive é reflexo do aumento na busca por conveniência e agilidade, uma vez que o consumo está cada vez mais voltado para a economia e praticidade.


Redes que antes expandiam com base em grandes lojas agora concentram esforços na reformulação de seus formatos. A transição inclui fechamento de unidades, revisão de estruturas logísticas e investimento em tecnologia voltada à operação e ao atendimento.


Na Espanha, a rede Alcampo, pertencente ao grupo francês Auchan, anunciou o encerramento de 25 lojas e a redução nas operações de outras 15 unidades. Já no cenário do varejo nacional, o DIA e o Carrefour são exemplos de empresas que fecharam uma alta quantidade de super e hipermercados nos últimos anos, ao mesmo tempo que avançam com formatos mais enxutos como as lojas de vizinhança. 


Fonte: Terra

COMPARTILHAR
TAGS:Formatos de Loja,Supermercados, Inflação,Alcampo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoExpansão

Supermercados BH e Supermarket inauguram novas lojas e ampliam atuação regional

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América LatinaSupermercados

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina

Bretas Águas Lindas_DivulgaçãoSupermercados

Bretas reinaugura unidades em Goiás com ampliação de espaço para produtos importados e saudáveis

Pão de açúcar GPA linha própria marca própria premiumSupermercados

Marcas próprias devem ultrapassar marco de R$ 5 bi no GPA até 2028

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados