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17/06/2025
Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégias
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/06/2025

Foto: Adobe Stock
A retração nas vendas e o aumento dos custos operacionais têm levado varejistas alimentares globalmente a reavaliar seus modelos de operação. O setor, tradicionalmente baseado em grandes estruturas físicas, enfrenta um período de readequação marcado por inflação persistente, redução no poder de compra da população e mudança no comportamento de consumo.
Um dos principais impactos dessa conjuntura é a dificuldade de manter hipermercados, que exigem alto investimento para operar. Diante desse cenário, muitas empresas estão optando por unidades menores e próximas às residências, acompanhadas do foco em eficiência logística e maior presença digital.
Essa última inclusive é reflexo do aumento na busca por conveniência e agilidade, uma vez que o consumo está cada vez mais voltado para a economia e praticidade.
Redes que antes expandiam com base em grandes lojas agora concentram esforços na reformulação de seus formatos. A transição inclui fechamento de unidades, revisão de estruturas logísticas e investimento em tecnologia voltada à operação e ao atendimento.
Na Espanha, a rede Alcampo, pertencente ao grupo francês Auchan, anunciou o encerramento de 25 lojas e a redução nas operações de outras 15 unidades. Já no cenário do varejo nacional, o DIA e o Carrefour são exemplos de empresas que fecharam uma alta quantidade de super e hipermercados nos últimos anos, ao mesmo tempo que avançam com formatos mais enxutos como as lojas de vizinhança.
Fonte: Terra
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