SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

robótico Minha Quintandinha Muffato Ypê Nextop

Sem caixas, filas e atendentes. Seria esse o futuro dos supermercados?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/01/2023

Foto: Divulgação

Sempre imaginamos um futuro robótico, onde máquinas fariam todo o trabalho humano. Com a automação cada vez mais presente em todo processo produtivo e a tecnologia invadindo nossa rotina - e sendo tão necessária, esse dia parece estar chegando. E não só na produção, essa automatização chega também lá na ponta, no atendimento, que aliás pode ser feito pelo próprio consumidor. E com a necessidade crescente de praticidade e agilidade, se faz ainda mais importante canais de atendimento simplificados para além do ambiente digital.

[noticiasRelacionadas]

O consumidor não quer se deslocar demais para fazer suas compras, o tempo é cada vez mais precioso. Ele quer uma loja a cada esquina, de preferência dentro de seu próprio condomínio. A rede  Minha Quintandinha,  de olho nesta nova modalidade de mercados autônomos, vem investindo em espaço menores dentro de condomínios que podem, inclusive, ser instalados em hotéis e academias.

Neste modelo, a autonomia e a praticidade são as grandes vantagens. Isso porque o modelo se baseia na ideia de “honest market”, em que os clientes são ativos em todo o processo de compra. Os consumidores saem ganhando por fazerem compras de forma simples e não precisarem se deslocar. 

Quem inovou ainda mais foi o Grupo Muffato , com a inauguração, no final do ano passado, do primeiro supermercado 100% autônomo sob a marca Muffato Go. Localizado em Curitiba, a loja convida” o consumidor a cumprir sua jornada sem a necessidade de escanear códigos de barras ou de passar os produtos por algum tipo de caixa. A compra, que se torna mais simples e sem atrito, exige do cliente uma única tarefa – baixar o aplicativo no celular e cadastrar um cartão de crédito.

Feito isso, as portas da loja literalmente se abrem para o consumidor transitar, pegar seus produtos, colocá-los na cesta e ir embora, sem precisar enfrentar filas ou digitar senhas – uma proposta sedutora, mas que causa uma sensação de estranheza para quem experimenta o conceito pela primeira vez. O Grupo Muffato, responsável pelo lançamento da unidade, entende que haverá um período de educação e adaptação do consumidor, mas está convencido de que esse é o futuro. 

Autoatendimento

Percorrer os corredores do supermercado, pegar todos os itens de que precisa e no final pagar diretamente no carrinho, sem fila no caixa com total autonomia de compra já é uma realidade. O  Smart Cart, por exemplo, primeiro carrinho inteligente do Brasil e da América Latina identifica, soma e recebe o pagamento das compras.

Desenvolvido pela  Nextop , está disponível para clientes do  Grupo Enxuto em Campinas (SP). É equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo da compra e fazer o checkout e pagamento no final.

O carrinho ainda conta com cinco câmeras e uma balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho garantindo a segurança e contribuindo com prevenção de perdas. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa. 

Para solucionar um dos desafios do autoatendimento, a Coop Italia criou uma forma do cliente identificar informações sobre os produtos FLV por meio de painéis de realidade aumentada. Basta passar na frente dos painéis e os próprios sensores de movimento reconhecem e exibem as informações.

O supermercado italiano foi criado por um professor do MIT e pode inaugurar uma tendência para o futuro. Além dos valores, as informações exibidas nos painéis podem incluir ainda dados nutricionais, dicas para a conservação, entre outras.

O futuro chegou também nos CDS 

Para agilizar o abastecimento e dar conta da capilaridade das lojas espalhadas pelo Brasil, a indústria investe também na tecnologia e maior independência de mão de obra. A Ypê inaugurou o  primeiro Centro de Distribuição do Brasil de grande porte 100% automatizado. 

Localizado em Amparo (SP), o CD 4.0, que está instalado no complexo onde fica a sede da empresa e 11 unidades fabris que produzem cerca de 500 SKUs, abastece todo o território nacional. São 45 mil m² - o antigo CD tinha 28 mil m² e ganhou mais 17 mil m². A transição de toda operação, inclusive de algumas decisões, para robôs, sem a necessidade de nenhuma intervenção humana, é o grande destaque do CD. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:robótico, Minha Quintandinha, Muffato, Ypê, Nextop
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Fachada do Max Atacadista, bandeira de atacarejo do Grupo MuffatoInauguação

Grupo Muffato chega a nova região com bandeira de atacarejo

Super MuffatoExpansão

Grupo Muffato e Rio Sul investem em novas lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados