SA+ Ecossistema de Varejo

OBZ Orçamento base zero Custos Despesas

Seis motivos para o orçamento base zero não dar certo na sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/02/2019

O OBZ já é conhecido de um grande número de empresas. Apesar disso, nem todas conseguem adotar ou extrair o melhor resultado possível dessa metodologia, que consiste em realizar o orçamento de despesas sem considerar o histórico anterior. A ideia é identificar e priorizar os gastos que serão realmente necessários para o período vigente. Dessa forma, evita-se, por exemplo, um orçamento acima do necessário

Há diversos fatores que explicam o fato de o OBZ, muitas vezes, não funcionar da forma que deveria. Esses motivos foram discutidos em um artigo da consultoria Bain & Company, escrito por Sarah Elk, sócia do escritório de Chicago, e Jon Webber, diretor na operação de Atlanta, ambos nos EUA. Segundo os autores, nem sempre os líderes compreendem exatamente o que significa a metodologia e acabam criando alguns “mitos” sobre o OBZ. Veja a seguir seis crenças que dificultam alcançar os resultados desejados.

01- Fazer o orçamento é trabalho do financeiro

A área financeira deve atuar nessa tarefa, ajudando a entender os prós e os contras das decisões sobre o orçamento de despesas. Porém, a decisão final cabe ao presidente ou dono, tendo como base o modelo de negócio, estratégia e gestão que quer imprimir à empresa.

02- Meu negócio é único, e não podemos simplificar a estrutura de custos

É comum os gestores se preocuparem em não poder realocar os gastos entre diferentes contas de despesas (ele pode, hipoteticamente, não ter orçamento para uma viagem, mas classificar esse custo como uma despesa de compra de insumo prevista em orçamento). Outra preocupação é que a estrutura de preços seja enxugada. Mas, segundo a Bain & Company, mesmo as companhias mais complexas conseguem trabalhar com um modelo simplificado.

03- Já gerenciamos os custos que importam

Ao contrário do que se imagina, isso pode ser uma armadilha. Enquanto a empresa se concentra em um grupo de despesas, outras tendem a ser ignoradas. O objetivo do OBZ é examinar os gastos constantemente para garantir que cada centavo esteja sendo direcionado ao seu melhor uso.

04- O alto escalão não precisa acompanhar planilhas

Para potencializar o OBZ, não adianta delegar a análise das despesas apenas à equipe. Os líderes precisam conhecer os custos em detalhes.

05- Já aplicamos o OBZ na empresa

Muitas vezes, o orçamento já pode estar sendo construído a partir do Orçamento Base Zero, mas nem sempre significa que é feito da melhor forma. É preciso que os líderes se perguntem: “Quando foi a última vez que levantei o orçamento para uma prioridade que atenda a todas as áreas e a toda a empresa? Vou correr só para gastar o dinheiro até o final do ano e não perder o que está orçado? Vou destinar as economias geradas para compor o lucro e incrementar o demonstrativo de resultados ou direcionar esses ganhos para uma iniciativa mais estratégica?

06- Meu orçamento, minhas regras

O orçamento de despesas é o “dilema do prisioneiro”. É bom ou ruim se o seu colega de marketing negocia taxas menores com as agências de publicidade e, portanto, economiza na criação de comunicação para o lançamento de um produto? Se ele fez uma pesquisa de mercado para se certificar de que está fazendo o melhor uso do recurso comparado a alguns gastos operacionais, a negociação é fantástica. Mas se ele não fez e outros gestores acreditarem que, se a pessoa de marketing agiu assim, então eles também podem fazer da mesma forma, não é algo bom. Por isso, é essencial analisar as contrapartidas de cada decisão.

COMPARTILHAR
TAGS:OBZ, Orçamento base zero, Custos, Despesas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Seção de congelados em supermercadoCustos

Conheça o básico bem-feito no controle das despesas

Prezunic avança com expansão no Rio de JaneiroPrezunic

Prezunic avança com expansão no Rio de Janeiro

GPA revela estratégias que recuperaram a rentabilidade e prevê um incremento de até 2 p.p. no Ebitdagpa

GPA revela estratégias que recuperaram a rentabilidade e prevê um incremento de até 2 p.p. no Ebitda

Prezunic abre 4ª loja em 2023 no Rio de JaneiroPrezunic

Prezunic abre 4ª loja em 2023 no Rio de Janeiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados