Conheça o básico bem-feito no controle das despesas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/08/2024
Adobe Stock
Ter noção dos detalhes das operações e dos gastos desnecessários é essencial para o bom funcionamento do seu varejo. Portanto, manter um negócio saudável, eficiente e lucrativo exige gestão financeira atenta e proativa, independentemente do ramo de atuação.
Para Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, é muito comum que as empresas queiram crescer e lucrar rapidamente, e, nesse processo, acabem esquecendo detalhes cruciais para um melhor direcionamento dos investimentos. “Se você não entende bem como gerenciar sua empresa corre o risco de perder o controle e, eventualmente, o próprio negócio”, alerta.
“É preciso considerar que algumas coisas que eram feitas de um determinado jeito agora podem ser feitas de uma forma mais eficiente e econômica. O sucesso definitivamente está nas mãos de quem sabe administrar” conta Reinaldo Boesso.
O executivo ainda conta que é possível fazer um paralelo entre os custos de uma empresa e uma árvore – em ambos os casos, você precisa podar constantemente para que continuem crescendo.
“É muito comum que uma empresa acumule gastos que não fazem sentido, desde a assinatura de ferramentas que nenhum funcionário usa até despesas que ficaram esquecidas. Esses custos vão impactar o lucro da empresa se não houver um gestor olhando cuidadosamente para eles”, orienta.
Confira algumas sugestões do especialista para diminuir gastos em sua empresa:
- Renegocie contratos e despesas de aluguel
- Automatize processos para reduzir a necessidade de mão de obra
- Revise processos internos e procure diminuir o desperdício
- Adote práticas para reduzir o consumo de energia
- Escolha fornecedores com tarifas mais vantajosas
- Estabeleça parcerias com outras empresas para diminuir o custo com marketing
- Revisite o portfólio de produtos e serviços
- Ofereça novas formas de pagamento