SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

18/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Plástico embalagens plásticas Tesco Sainsbury's Heineken Meio ambiente

Sainsbury's, Tesco e Heineken: como essas gigantes estão combatendo o uso excessivo de plástico

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/02/2020

Cada vez mais o consumidor do Reino Unido pressiona as empresas pela redução de plástico nas embalagens dos produtos. O tema ganhou maior adesão popular depois do documentário Blue Planet, que abordou o problema do lixo marinho. Mesmo se tratando de um assunto aparentemente distante dos supermercados, o varejo entrou no mira da população. Não por acaso:

800 mil toneladas de embalagens plásticas são encontradas em lojas de grandes redes varejistas do Reino Unido

O assunto é tão sério, que as autoridades estudam a criação de regras específicas para o canal. Está sendo analisado, por exemplo, que varejo e indústria paguem até 1 bilhão de libras ao ano em manutenção de depósitos para recebimento de garrafas plásticas devolvidas pelo consumidor. As empresas do setor e seus fornecedores, contudo, já estão se movimentando. Confira alguns exemplos do que está sendo feito na prática.

Sainsbury’s

515 toneladas/ano de embalagens plásticas É quanto utilizam as seções de hortifrútis e padaria na varejista

Nos próximos seis anos, a Sainsbury’s pretende introduzir a venda de leite e refrigerante em garrafas de vidro retornáveis

Compromisso: abolir saquinhos plásticos dos hortifrútis e da padaria

Principal medida: disponibilizar sacos reutilizáveis, com custo de 30 centavos de libra. A rede também incentiva o cliente a levar sua própria embalagem

Outras iniciativas:

  • A Sainsbury’s está oferecendo em 15 unidades na Inglaterra e no País de Gales a possibilidade de o cliente reciclar suas embalagens plásticas nas lojas. A ideia é alcançar 1000 unidades por dia em cada filial
  • Nas compras online, a ideia é utilizar principalmente caixas de papelão
  • A empresa pretende reduzir 36 toneladas de plástico ao ano eliminando bandejas plásticas em que são acomodados os queijos
  • Também está lançando uma ferramenta online que permite a clientes, parceiros e fornecedores enviar ideias para diminuir o uso desse tipo de material

Tesco

Compromisso: eliminar bandejas de plástico do setor de hortifrútis, das refeições prontas e das tampas de iogurtes, além de canudos


Principal medida: retirar do sortimento marcas cujas embalagens são produzidas com plásticos não recicláveis, sobretudo nos alimentos

Outras iniciativas

  • Eliminar tampas de plástico secundárias de produtos como cremes e cereais, além de garrafões plásticos
  • Abrir mão de 200 mil sacos utilizados para embalar roupas e cartões de felicitações
  • Adoção de embalagens de papel nas seções de FLV (frutas, legumes e verduras) e de padaria

“Ao focar soluções que podem ser aplicadas em todas as nossas lojas e na cadeia de suprimentos no Reino Unido, podemos fazer uma grande diferença e alcançar escala real em nossos esforços para combater o plástico”

DAVE LEWIS
Executivo-chefe da Tesco

O que as indústrias estão fazendo

HEINEKEN
Está substituindo os anéis e o plástico usados em packs de seis latas por um papelão ecológico capaz de suportar o peso dos produtos. O Reino Unido será o primeiro mercado – de um total de 190 – a introduzir a novidade. O investimento será de 22 milhões de libras em tecnologia e produção para a inovação chegar aos consumidores locais a partir de abril deste ano. Anualmente, a companhia movimenta em torno de 530 milhões desses packs no Reino Unido

BUDWEISER
A empresa também anunciou a remoção desses anéis de embalagens descartáveis de suas cervejas
 

DIAGEO
Vai substituir gradualmente o plástico por papelão em seus packs de cerveja Guinness, Harp, Rockshore e Smithwick


CARLSBERG
A marca passará a utilizar, no lugar desse material, cola reciclável DAVE LEWIS Executivo-chefe da Tesco

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn ,    Instagram e   Facebook !  

COMPARTILHAR
TAGS:Plástico, embalagens plásticas, Tesco, Sainsbury's, Heineken, Meio ambiente, sustentabilidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Volte Sempre - HEINEKENSustentabilidade

Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejoGrupo Heineken

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

Rebeca Andrade em campanha da QualySustentabilidade no Varejo

Sustentabilidade criativa: Qualy e Rebeca Andrade inspiram o varejo

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados