ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/02/2025
Sainsbury's, Tesco e Heineken: como essas gigantes estão combatendo o uso excessivo de plástico
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2020
Cada vez mais o consumidor do Reino Unido pressiona as empresas pela redução de plástico nas embalagens dos produtos. O tema ganhou maior adesão popular depois do documentário Blue Planet, que abordou o problema do lixo marinho. Mesmo se tratando de um assunto aparentemente distante dos supermercados, o varejo entrou no mira da população. Não por acaso:
800 mil toneladas de embalagens plásticas são encontradas em lojas de grandes redes varejistas do Reino Unido
O assunto é tão sério, que as autoridades estudam a criação de regras específicas para o canal. Está sendo analisado, por exemplo, que varejo e indústria paguem até 1 bilhão de libras ao ano em manutenção de depósitos para recebimento de garrafas plásticas devolvidas pelo consumidor. As empresas do setor e seus fornecedores, contudo, já estão se movimentando. Confira alguns exemplos do que está sendo feito na prática.
515 toneladas/ano de embalagens plásticas É quanto utilizam as seções de hortifrútis e padaria na varejista
Nos próximos seis anos, a Sainsbury’s pretende introduzir a venda de leite e refrigerante em garrafas de vidro retornáveis
Compromisso: abolir saquinhos plásticos dos hortifrútis e da padaria
Principal medida: disponibilizar sacos reutilizáveis, com custo de 30 centavos de libra. A rede também incentiva o cliente a levar sua própria embalagem
Outras iniciativas:
- A Sainsbury’s está oferecendo em 15 unidades na Inglaterra e no País de Gales a possibilidade de o cliente reciclar suas embalagens plásticas nas lojas. A ideia é alcançar 1000 unidades por dia em cada filial
- Nas compras online, a ideia é utilizar principalmente caixas de papelão
- A empresa pretende reduzir 36 toneladas de plástico ao ano eliminando bandejas plásticas em que são acomodados os queijos
- Também está lançando uma ferramenta online que permite a clientes, parceiros e fornecedores enviar ideias para diminuir o uso desse tipo de material
Compromisso: eliminar bandejas de plástico do setor de hortifrútis, das refeições prontas e das tampas de iogurtes, além de canudos
Principal medida: retirar do sortimento marcas cujas embalagens são produzidas com plásticos não recicláveis, sobretudo nos alimentos
Outras iniciativas
- Eliminar tampas de plástico secundárias de produtos como cremes e cereais, além de garrafões plásticos
- Abrir mão de 200 mil sacos utilizados para embalar roupas e cartões de felicitações
- Adoção de embalagens de papel nas seções de FLV (frutas, legumes e verduras) e de padaria
“Ao focar soluções que podem ser aplicadas em todas as nossas lojas e na cadeia de suprimentos no Reino Unido, podemos fazer uma grande diferença e alcançar escala real em nossos esforços para combater o plástico”
DAVE LEWIS
Executivo-chefe da Tesco
O que as indústrias estão fazendo
HEINEKEN
Está substituindo os anéis e o plástico usados em packs de seis latas por um papelão ecológico capaz de suportar o peso dos produtos. O Reino Unido será o primeiro mercado – de um total de 190 – a introduzir a novidade. O investimento será de 22 milhões de libras em tecnologia e produção para a inovação chegar aos consumidores locais a partir de abril deste ano. Anualmente, a companhia movimenta em torno de 530 milhões desses packs no Reino Unido
BUDWEISER
A empresa também anunciou a remoção desses anéis de embalagens descartáveis de suas cervejas
DIAGEO
Vai substituir gradualmente o plástico por papelão em seus packs de cerveja Guinness, Harp, Rockshore e Smithwick
CARLSBERG
A marca passará a utilizar, no lugar desse material, cola reciclável DAVE LEWIS Executivo-chefe da Tesco
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook !
Notícias relacionadas

Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

Sustentabilidade criativa: Qualy e Rebeca Andrade inspiram o varejo
