Cencosud intensifica ações sustentáveis e amplia pontos de coleta com resultados robustos em 2025SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Qualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp

07/11/2025

NEWSLETTER

Cencosud intensifica ações sustentáveis e amplia pontos de coleta com resultados robustos em 2025SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ESG Cencosud Sustentabilidade

Cencosud intensifica ações sustentáveis e amplia pontos de coleta com resultados robustos em 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/11/2025

Coleta de garrafas no Prezunic

Foto: Divulgação


A Cencosud Brasil, um dos maiores grupos supermercadistas do país, segue ampliando sua atuação em sustentabilidade e incentivando hábitos mais responsáveis entre clientes e colaboradores. No 1º semestre de 2025, a companhia expandiu iniciativas ambientais e registrou resultados expressivos em reciclagem, economia de água e energia e redução de resíduos.

 

A empresa, presente em oito estados, fortaleceu os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas lojas. Nos PEVs Reciclus, disponíveis nas bandeiras Bretas, GBarbosa e Mercantil Atacado, mais de 17 toneladas de lâmpadas tiveram descarte correto. Já os PEVs Cargill/Liza, instalados em 114 pontos em unidades Bretas, GBarbosa, Giga Atacado, Mercantil Atacado, Perini e Prezunic; coletaram mais de 17.000 litros de óleo de cozinha.


 

Iniciativas voltadas à economia circular também avançaram. Em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o Programa Volte Sempre, da Heineken, mais de 46 toneladas de garrafas de vidro foram destinadas corretamente entre janeiro e junho em lojas GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas e Prezunic. O programa, que oferece cashback para produtos Heineken, segue incentivando o descarte adequado há três anos, contribuindo para a redução de resíduos, emissões de CO₂ e consumo de energia.

 

A operação do grupo também apresentou avanços relevantes no uso consciente de recursos: mais de 1.600 toneladas de papelão e outros materiais recicláveis tiveram destinação correta; 21 lojas Prezunic no Rio de Janeiro economizaram 20.394 m³ de água, volume equivalente ao consumo mensal de mais de 130 famílias; e as ações de eficiência energética geraram economia de 3.895 MWh, queda de 3,2% no consumo ante o primeiro semestre de 2024.

 

Todo essa estratégia de sustentabilidade da Cencosud tem sido reconhecida. Em junho, a empresa recebeu pelo segundo ano consecutivo o prêmio Schneider Electric Sustainability Impact Awards, destacando o impacto positivo de suas iniciativas baseadas em tecnologia e eficiência operacional.

 

Ao integrar inovação, gestão eficiente de recursos e responsabilidade socioambiental, a Cencosud reforça sua posição como referência no varejo brasileiro em práticas sustentáveis e compromisso com o futuro das comunidades onde atua.

COMPARTILHAR
TAGS:ESG, Cencosud, Sustentabilidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Big Box e UltraboxESG

Big Box levará projeto de economia circular à COP 30

Mamba Water com embalagem temática do Grupo HeinekenIndústria

Heineken amplia ações ambientais e de impacto social no Pará

Atacadão PernambucoMeio Ambiente

Atacadão reforça compromisso com ESG e traça plano de expansão para o uso de energia solar

AdobeStock_1086684842 (1)ESG

Supermercados de município do RS terão checkouts exclusivos para shoppers com sacolas retornáveis

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados