SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cesta básica sobe em 17 capitais em 2024

12/01/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ecommerce Varejo Online Comércio Eletrônico

Saiba quais itens de supermercado o consumidor prefere comprar online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/05/2019

Atualmente, 15% dos consumidores brasileiros realizam compras de supermercados pela internet. Entre o público da classe A, esse índice sobe para 19%. Os dados são do estudo “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, realizado pelo  Ibope Inteligência a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Apas).

Produtos de higiene pessoal e beleza lideram a preferência, com 57% das menções dos entrevistados que mantêm o hábito de efetuar compras de supermercado via internet. No grupo de consumidores da classe B1, esse percentual chega a 69%. Entre as mulheres, a procura online por itens de higiene e beleza também supera a média, com 61% de preferência. Um detalhe importante: esses itens são os preferidos para as compras online por 70% das pessoas com 55 anos ou mais.  “Esse resultado quebra o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram pelo e-commerce”, analisa o economista Thiago Berka, da Apas.

Itens de de decoração e utilidades aparecem em segundo lugar entre os preferidos para compra online em páginas de empresas do setor supermercadista. Logo em seguida estão os materiais de limpeza, com 46% da preferência dos consumidores. Por outro lado, a venda online de perecíveis continua sendo um desafio. No estudo da Apas/Ibope Inteligência, que ouviu mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, frios e laticínios aparecem em último lugar na preferência dos consumidores para as compras online, com 20% das menções.

Entre os motivos para comprar online, 68% apontaram a maior variedade de produtos, enquanto 67% afirmaram acreditar que os valores praticados no e-commerce são mais em conta. Entre as respostas de múltipla escolha, aparece em terceiro lugar a facilidade de comparar preços online (57%), enquanto 49% consideraram positiva a percepção de sempre encontrar o que procuram. Apenas 23% citaram a falta de tempo como motivação para comprar online em vez de ir à loja física.

Preferências por região

Observando cada região do país, fica claro que o consumidor do Sul lídera a compra online de produtos de higiene pessoal e beleza (64%), de decoração e utilidades (59%), de material de limpeza (57%) e de artigos para pets (32%). Na região Sudeste, a preferência do consumidor online recai sobre as bebidas (45%). No Norte/Nordeste do Brasil, os consumidores lideram a compra online de carnes (24%). Já a região Centro-Oeste destaca-se pelas compras em e-commerce de alimentos básicos (50%), artigos infantis (39%) e frios e laticínios (22%).

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Ecommerce, Varejo Online, Comércio Eletrônico
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024Varejo Alimentar

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024

E-commerce no Brasil Projeção de R$ 224 bilhões em 2025E-commerce Brasileiro

E-commerce no Brasil: projeção de R$ 224 bilhões em 2025

Adobe Stock - Store2025

Entenda quais serão as tendências que continuarão moldando o varejo alimentar em 2025

Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeirosVarejo Financeiro

Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeiros

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados