ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/10/2025
Saiba quais itens de supermercado o consumidor prefere comprar online
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/05/2019
Atualmente, 15% dos consumidores brasileiros realizam compras de supermercados pela internet. Entre o público da classe A, esse índice sobe para 19%. Os dados são do estudo “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, realizado pelo Ibope Inteligência a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Apas).
Produtos de higiene pessoal e beleza lideram a preferência, com 57% das menções dos entrevistados que mantêm o hábito de efetuar compras de supermercado via internet. No grupo de consumidores da classe B1, esse percentual chega a 69%. Entre as mulheres, a procura online por itens de higiene e beleza também supera a média, com 61% de preferência. Um detalhe importante: esses itens são os preferidos para as compras online por 70% das pessoas com 55 anos ou mais. “Esse resultado quebra o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram pelo e-commerce”, analisa o economista Thiago Berka, da Apas.
Itens de de decoração e utilidades aparecem em segundo lugar entre os preferidos para compra online em páginas de empresas do setor supermercadista. Logo em seguida estão os materiais de limpeza, com 46% da preferência dos consumidores. Por outro lado, a venda online de perecíveis continua sendo um desafio. No estudo da Apas/Ibope Inteligência, que ouviu mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, frios e laticínios aparecem em último lugar na preferência dos consumidores para as compras online, com 20% das menções.
Entre os motivos para comprar online, 68% apontaram a maior variedade de produtos, enquanto 67% afirmaram acreditar que os valores praticados no e-commerce são mais em conta. Entre as respostas de múltipla escolha, aparece em terceiro lugar a facilidade de comparar preços online (57%), enquanto 49% consideraram positiva a percepção de sempre encontrar o que procuram. Apenas 23% citaram a falta de tempo como motivação para comprar online em vez de ir à loja física.
Preferências por região
Observando cada região do país, fica claro que o consumidor do Sul lídera a compra online de produtos de higiene pessoal e beleza (64%), de decoração e utilidades (59%), de material de limpeza (57%) e de artigos para pets (32%). Na região Sudeste, a preferência do consumidor online recai sobre as bebidas (45%). No Norte/Nordeste do Brasil, os consumidores lideram a compra online de carnes (24%). Já a região Centro-Oeste destaca-se pelas compras em e-commerce de alimentos básicos (50%), artigos infantis (39%) e frios e laticínios (22%).
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Redes regionais crescem acima da média nacional em vendas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025
