Saiba como fazer networking
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/09/2018
Ter uma ampla rede de contatos ajuda bastante na hora de conseguir um novo emprego. Afinal, a indicação tem grande peso no preenchimento de muitas vagas. Atualmente, além de qualificação profissional e do desenvolvimento de competências e habilidades, o chamado networking também precisa ser considerado por todos os profissionais.
O primeiro passo é começar por colegas e pessoas conhecidas que estão relativamente próximos, como amigos, parentes, colegas de faculdade, ex-companhiros de trabalho, entre outros. Querer iniciar o networking pelo CEO de uma empresa, com quem você não costuma ter contato, não é a melhor opção.
Robert Wong, presidente da Havik , lembra que o bom networking é benéfico para os dois lados. Por essa razão, o melhor caminho é equilibrar seu interesse próprio com aquilo que você pode oferecer em troca.
Para Marcia Oliveira, consultora de carreira sênior na Produtive , networking é um modelo mental que vai além da busca por um emprego. "É uma prática de troca de informação, benchmarking, aprimoramento de conhecimento, geração de negócio e solução de problemas. Alcançar seus objetivos fica mais fácil se tiver feito sua lição de casa todos os dias”, analisa a especialista. Um ponto que merece atenção é a manutenção das relações, mesmo em momentos em que você está empregado e satisfeito com sua posição.