SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

09/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rh Gestão Feedback Employer Branding

RH: silêncio entre gestor e funcionário é coisa do passado

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/01/2019

Um certo pacto de silêncio acontecia em grande parte das empresas até poucos anos atrás. O chefe não dava feedback espontaneamente ao funcionário, e o colaborador, por sua vez, deixava de cobrar esse retorno do gestor por medo de ser mal-visto e sofrer retaliações. Felizmente, esse falso clima de tranquilidade deixou de ser regra na relação entre patrão e empregado, mas ainda persiste em algumas companhias e departamentos.

É preciso encarar o problema. Ignorá-lo é o pior a ser feito, mais do que isso, seria inútil. Afinal, dar e receber feedback não é uma escolha, mas uma necessidade para sua empresa. Os funcionários já decidiram que essa barreira de silêncio tem de ser quebrada e cabe aos empresários e gestores estarem abertos para uma relação mais próxima e transparente com suas equipes.

[noticiasRelacionadas]

Quem não estiver disposto a escutar as queixas e aflições dos funcionários, saberá delas de outras formas. Um exemplo é o site Love Mondays , no qual profissionais podem avaliar de forma anônima as empresas em que trabalham atualmente ou mesmo as companhias nas quais já atuaram. O propósito é "permitir que as pessoas sejam ouvidas pelas organizações, bem como permitir que as organizações saibam o que seus funcionários sentem", conforme explica Luciana Caletti, CEO da Love Mondays. A página também permite ver salários oferecidos, conferir oportunidades e conhecer a cultura da empresa.

Iniciativas assim fortalecem o conceito de employer branding, ou marca empregadora. Em outras palavras, é a reputação da empresa junto a seus funcionários, algo capaz de influenciar o interesse das pessoas em trabalhar lá. Companhias com boa reputação tendem a ser mais atrativas a gente talentosa. 

Nova visão do RH    

A velha forma de fazer RH está morrendo. Quem diz isso é Whiny Fernandes, responsável pelo employer branding da Creditas . A financeira já adotou, na prática, mecanismos capazes de reduzir a distância entre os seus profissionais. Semanalmente, há reuniões individuais com funcionários que desejam receber feedbacks. Elas duram meia hora e são divididas em três partes de dez minutos: uma para o colaborador, outra para o líder e a última sobre o futuro. A ideia é encorajar o relacionamento. Ronaldo Marciano, gerente de tecnologia da Creditas, aprova a iniciativa. "Tenho retorno semanalmente. Isso torna o ambiente seguro para eu poder trabalhar", afirma. 

A Creditas utiliza também a plataforma Aleteia, canal eletrônico que permite, de forma anônima, relatar situações que não condizem com o código de conduta ou com os valores da marca. Toda informação postada por lá é avaliada por um comitê interno da empresa.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Rh, Gestão, Feedback, Employer Branding
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AssaíResultados 1T25

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026

Delta SupermercadosGestão e negócios

Delta Max adquire parte de terreno de universidade e avança com os planos de expansão

armazém de lojaInteligência Artificial

Precisão e agilidade: especialistas discutem como aprimorar a gestão de estoque por meio da inovação

Pão de AçúcarGestão e negócios

GPA aprova destituição do conselho de administração

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados