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Pedro Joanir Zonta revela os bastidores da cultura que sustenta o Grupo Zonta

POR Barbara Fernandes

EM 01/07/2025

Pedro Joanir Zonta

Foto: Divulgação


Liderança construída com base na confiança, é assim que o Grupo Zonta cresceu e se destaca hoje no varejo paranaense acumulando mais de 50 anos de história. Pedro Joanir Zonta, o fundador e presidente da empresa, exemplifica algumas das estratégias que auxiliaram na construção de uma relação duradoura com os consumidores:


“Se anunciamos uma marca de leite hoje e as 14h ela termina, pegamos uma outra semelhante e colocamos no mesmo preço”, conta. “O consumidor sabe que, entre o horário de abertura da loja até às 22h, o leite vai estar em promoção. Seja daquela marca, ou de outra igual ou de melhor qualidade. Ele pode vir certo de que não vai perder a viagem.”


O sistema de troca também é um fator que fortalece ainda mais esse relacionamento. “Quando o cliente chega com uma havaiana que não serviu, por exemplo, nós não perguntamos nada. Não pedimos o recibo, não queremos saber que ponto de venda ele comprou. Nós simplesmente fazemos a troca. Isso é ir conquistando a confiança”, comenta Zonta.


Cenário atual


Na visão do CEO, a renda do consumidor não está acompanhando o aumento de preço dos produtos e a forte expansão do varejo, algo que tem causado uma retração no consumo. “Mas isso é uma questão do mercado se acomodar. Já houve outros momentos assim, o mercado se acomoda sozinho”, ressalta.


A multicanalidade é outra tendência que define bem o consumidor atual segundo Zonta. Porém, as missões de compra permanecem as mesmas em cada canal. “O consumidor vai poucas vezes no atacarejo. E, quando vai, é para comprar grandes volumes. Semanalmente, ele dá preferência para o supermercado, porque esse formato fornece o complemento que ele necessita. Mas no geral, eles são multicanais, inclusive no e-commerce”, compartilha.


Atualmente com 100 unidades de negócio entre hipermercados, supermercados, atacarejo, atacado, indústrias, postos de combustível e Shopping, a empresa está presente em 21 cidades e dois estados – SC e PR, e não pretende explorar outras regiões no momento. O foco é dar seguimento a expansão regional entre esses dois estados onde a marca está estabelecida, mas ainda pode crescer mais.


Sucessão


Em relação à sucessão, Zonta conta como seu filho, Ricardo Zonta, o atual vice-presidente do Condor, está absorvendo a cultura para um dia conduzir a empresa. “A intenção é eu continuar na frente até uma altura e depois disso meus filhos seguirem e eu permanecer apoiando-os.” Sua filha Andreia Zonta, atual diretora comercial do Grupo, por exemplo, tem reuniões diárias com o pai, sempre as 11h da manhã. “Ela traz todas as dúvidas e nós esclarecemos em uma hora, assim mantemos a cultura da empresa.”


Inovação


O executivo também não se assusta com a evolução da tecnologia e seus impactos para o varejo alimentar. “Eu gosto muito de inovação, fomos a primeira empresa do setor no Paraná a instalar computador em 81. Sempre gostei da informática, tanto que o meu sistema é próprio. Temos desenvolvimento dentro de casa e a tecnologia não interfere na essência da empresa. Ela só vem para modernizar e facilitar os processos.”


Exemplo disso é o aplicativo desenvolvido pela empresa que controla o fluxo de promotores – desde a hora que eles entram na loja, até a hora que saem e tudo o que fazem dentro do estabelecimento. “Isso é algo que facilita bastante para os fornecedores também terem mais controle dos promotores.”


Sobre o assunto do momento: a inteligência artificial, Zonta não muda sua postura. Segundo ele, essa inovação tecnológica chegou para agilizar processos e aprimorar as interações com o consumidor.


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TAGS:Gestão e negócios,Grupo Zonta, Pedro Joanir Zonta, Condor
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