Pedro Joanir Zonta revela os bastidores da cultura que sustenta o Grupo ZontaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo

15/11/2025

NEWSLETTER

Pedro Joanir Zonta revela os bastidores da cultura que sustenta o Grupo ZontaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosGrupo Zonta Pedro Joanir Zonta Condor

Pedro Joanir Zonta revela os bastidores da cultura que sustenta o Grupo Zonta

POR Barbara Fernandes

EM 01/07/2025

Pedro Joanir Zonta

Foto: Divulgação


Liderança construída com base na confiança, é assim que o Grupo Zonta cresceu e se destaca hoje no varejo paranaense acumulando mais de 50 anos de história. Pedro Joanir Zonta, o fundador e presidente da empresa, exemplifica algumas das estratégias que auxiliaram na construção de uma relação duradoura com os consumidores:


“Se anunciamos uma marca de leite hoje e as 14h ela termina, pegamos uma outra semelhante e colocamos no mesmo preço”, conta. “O consumidor sabe que, entre o horário de abertura da loja até às 22h, o leite vai estar em promoção. Seja daquela marca, ou de outra igual ou de melhor qualidade. Ele pode vir certo de que não vai perder a viagem.”


O sistema de troca também é um fator que fortalece ainda mais esse relacionamento. “Quando o cliente chega com uma havaiana que não serviu, por exemplo, nós não perguntamos nada. Não pedimos o recibo, não queremos saber que ponto de venda ele comprou. Nós simplesmente fazemos a troca. Isso é ir conquistando a confiança”, comenta Zonta.


Cenário atual


Na visão do CEO, a renda do consumidor não está acompanhando o aumento de preço dos produtos e a forte expansão do varejo, algo que tem causado uma retração no consumo. “Mas isso é uma questão do mercado se acomodar. Já houve outros momentos assim, o mercado se acomoda sozinho”, ressalta.


A multicanalidade é outra tendência que define bem o consumidor atual segundo Zonta. Porém, as missões de compra permanecem as mesmas em cada canal. “O consumidor vai poucas vezes no atacarejo. E, quando vai, é para comprar grandes volumes. Semanalmente, ele dá preferência para o supermercado, porque esse formato fornece o complemento que ele necessita. Mas no geral, eles são multicanais, inclusive no e-commerce”, compartilha.


Atualmente com 100 unidades de negócio entre hipermercados, supermercados, atacarejo, atacado, indústrias, postos de combustível e Shopping, a empresa está presente em 21 cidades e dois estados – SC e PR, e não pretende explorar outras regiões no momento. O foco é dar seguimento a expansão regional entre esses dois estados onde a marca está estabelecida, mas ainda pode crescer mais.


Sucessão


Em relação à sucessão, Zonta conta como seu filho, Ricardo Zonta, o atual vice-presidente do Condor, está absorvendo a cultura para um dia conduzir a empresa. “A intenção é eu continuar na frente até uma altura e depois disso meus filhos seguirem e eu permanecer apoiando-os.” Sua filha Andreia Zonta, atual diretora comercial do Grupo, por exemplo, tem reuniões diárias com o pai, sempre as 11h da manhã. “Ela traz todas as dúvidas e nós esclarecemos em uma hora, assim mantemos a cultura da empresa.”


Inovação


O executivo também não se assusta com a evolução da tecnologia e seus impactos para o varejo alimentar. “Eu gosto muito de inovação, fomos a primeira empresa do setor no Paraná a instalar computador em 81. Sempre gostei da informática, tanto que o meu sistema é próprio. Temos desenvolvimento dentro de casa e a tecnologia não interfere na essência da empresa. Ela só vem para modernizar e facilitar os processos.”


Exemplo disso é o aplicativo desenvolvido pela empresa que controla o fluxo de promotores – desde a hora que eles entram na loja, até a hora que saem e tudo o que fazem dentro do estabelecimento. “Isso é algo que facilita bastante para os fornecedores também terem mais controle dos promotores.”


Sobre o assunto do momento: a inteligência artificial, Zonta não muda sua postura. Segundo ele, essa inovação tecnológica chegou para agilizar processos e aprimorar as interações com o consumidor.


COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,Grupo Zonta, Pedro Joanir Zonta, Condor
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mix Mateus de Pará Do Grupo MateusResultados 3T25

3T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas

Condor em São Bento do Sul (SC)Expansão

Reinauguração de hipermercado do Condor em São Bento do Sul (SC) acontece hoje

Sam's Club - Fachada - JabaquaraEstratégia

Sam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor

kochExpansão

Grupo Koch inaugura unidade em região inédita de SC

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados