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21/02/2025
Redes varejistas compartilham suas experiências com produtos regionais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/11/2022
Foto: Freepik
Redes aumentam a participação dos produtos locais em seu mix e registram grande expressão nas vendas, tendência computada por pesquisas.
75% dos brasileiros* comprariam produtos de marcas locais
28% dos consumidores** tentaram comprar produtos e serviços de origem local no ano passado, expectativa que permanece para este ano
Foto: Divulgação
Produtos únicos
As fabricações regionais trazem diferenciais singulares ao consumidor e varejista. O tempero
Manioca
, por exemplo, é feito na Amazônia e não tem nenhum conservante
Principais características das marcas locais
01. Qualidade e frescor
76% dos consumidores* apontam a qualidade como atributo de maior importância
* Pesquisa da Toluna em parceria com a plataforma Local.e ** Euromonitor International realizada em 2021 em 15 países
Foto: Divulgação
Dalben Supermercados
A rede possui cerca de 100 fornecedores locais com produtos que chegam a alcançar a vice-liderança no ranking de vendas
“A qualidade das regionais é similar à das grandes marcas. Na estratégia da empresa, cumpre o papel da marca própria”
Fernanda Dalben - Diretora de trade e marketing da Dalben Supermercados, que possui quatro lojas na região de Campinas
02. Distribuição eficaz
Uma das mais importantes vantagens dos produtos locais é a otimização logística, que garante menor tempo de entrega, além da baixa ruptura.
03. Papel social
O consumidor tem maior inclinação para a priorização de produtos regionais, pois está mais consciente e atento ao que consome. Ele valoriza e apoia pequenos produtores e empresas que trazem desenvolvimento e emprego para a região, além da sustentabilidade da distribuição local.
04. Preços e negociações
Segundo varejistas, o posicionamento de preço das marcas regionais é de baixo a intermediário. Além disso, há uma maior flexibilidade e sinergia nas negociações, assim como prazos melhores. “As marcas regionais entregam ao consumidor o que ele mais valoriza: boa relação entre custo e benefício”, diz João Binato Jr., diretor comercial do Supermercado Avenida.
Foto: Divulgação
Supermercado Avenida
As marcas regionais representam 10% das vendas da varejista
“As marcas regionais acabam concorrendo um pouco com a marca própria, mas temos parceiros excelentes que desenvolvem bons produtos para a nossa marca Nida”
João Binato Jr. - Diretor comercial do Supermercado Avenida
Fornecedores de itens Premium
Fornecedores locais que oferecem produtos saudáveis, com ingredientes inusitados e fórmulas inventivas, são importantes para redes preocupadas em surpreender seu shopper. Já existem inclusive startups com plataformas que conectam essas redes a esses fornecedores da inovação. Uma delas é a local.e, criada por dois ex-executivos de multinacionais de alimentação. Do lado das indústrias, a plataforma já conta com a adesão de marcas como Pipol e Flow, Luzz Cacau, Troppo, Annora, Nuu, Bio Blend. E do lado do varejo, a local.e traz redes como Zona Sul, Carrefour, Enxuto, Quitanda, St Marche e Pão de Açúcar, que buscam enriquecer o sortimento de saudáveis com produtos diferenciados. Já aos fornecedores regionais de arroz, hortifrútis e sucos unem-se os de produtos como páprica picante em lascas crocantes, pasta de amendoim com coco, entre outros.
05. Portfólio e divulgação menores
Em contrapartida, claro que também há algumas desvantagens. Para Fernanda Dalben, as empresas regionais pouco investem no trade e no marketing de suas marcas. Já Binato destaca que elas não conseguem atuar em todas as categorias, apesar de terem um portfólio de produtos adequados ao consumidor.
Representatividade importante nas redes varejistas
Matéria originalmente publicada na edição de Novembro/Dezembro da SA Varejo
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