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Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/05/2025

Adobe Stock - Loja de proximidade

Foto: Adobe Stock


O pequeno varejo e o comércio tradicional passaram a atender com mais frequência as missões de abastecimento das classes C, D e E. Para se ter uma ideia, o pequeno varejo teve um crescimento de 15% como destino para essa missão, enquanto o varejo tradicional ficou em segundo lugar na preferência, com 54,1%, atrás apenas do atacarejo. Ambos os canais também apresentaram maior equilíbrio entre os diferentes tipos de compra, como reposição, urgência e proximidade.


Os dados são da pesquisa Consumer Insights, da Kantar, que analisou os hábitos de consumo no primeiro trimestre de 2025.


Mesmo com uma desaceleração nos preços registrada em abril, quando o aumento foi de 0,82%, abaixo dos 1,17% de março, o grupo de alimentação e bebidas continua a exercer forte influência na inflação, segundo o IBGE. Por isso, os consumidores seguem cautelosos na hora de fazer compras. Exemplo disso são as novas estratégias adotadas, como visitas mais frequentes (aumento de 11,1%), aquisição de embalagens menores e maior atenção a promoções.

Já a quantidade de unidades compradas subiu 3,1%, mas o volume total permaneceu praticamente estável, com variação de 0,1%. Tal comportamento indica um esforço de manter o consumo, controlando o desembolso por meio da escolha por embalagens menores.


As classes C, D e E puxaram o avanço do consumo no período, influenciadas pelo aumento da frequência de visitas aos pontos de venda. Na classe C, o gasto médio subiu 10,2% e a frequência cresceu 12,5%. Nas classes D e E, o crescimento do gasto médio foi de 8,4%, com alta de 17,2% na frequência.


Já as classes A e B registraram aumento de 5% tanto no gasto médio quanto na frequência de visitas. O estudo destaca que esses resultados partem de uma base mais baixa no primeiro trimestre do ano anterior.


Perecíveis e mercearia salgada impulsionam as compras por unidade


Em relação aos itens, os perecíveis se destacaram com o maior aumento em compra por unidade, frequência e gasto por visita. Produtos de mercearia salgada, como macarrão e salgadinhos, também apresentaram crescimento de 5,1% em unidades compradas.

Mesmo com aumento nos preços de produtos básicos, como café torrado e óleo de soja, o consumo dessas categorias foi mantido. No caso do café, o preço médio cresceu 21,9%, enquanto o número de unidades compradas subiu 5,1%.

O estudo também apontou crescimento na participação das marcas próprias, especialmente em commodities como o leite UHT. Nessa categoria, o aumento na compra de unidades foi de 14,5%.


Maior penetração do e-commerce na história


A pesquisa também verificou uma penetração de 33,4% do e-commerce do varejo alimentar no primeiro trimestre - o maior índice já registrado pela Kantar desde o inicio do levantamento em 2009. O canal, que antes era pouco utilizado, ampliou sua participação desde a pandemia de 2020 e passou a se destacar em diversas cestas de produtos, não apenas alimentos e bebidas.

Fonte: Uol

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TAGS:Pesquisas, Consumo,Supermercados,E-commerce, Kantar, Consumer Insights
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