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Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/05/2025

Flex Atacarejo

Foto: Divulgação 


Além das vantagens no bolso do consumidor, os programas de fidelidade conseguem auxiliar na tomada de decisões com base em dados e aumentar o tíquete médio.


Para se ter uma ideia, um estudo do Shopper Insights demonstra que clientes fidelizados chegam a gastar mais do que o dobro em atacarejos se comparados aos não fidelizados, com tíquete médio entre R$ 365,52 e R$ 367,23. Esse comportamento se repete em supermercados de todos os tamanhos, com média de gasto superior entre os participantes de programas de fidelidade.

 

A sensação de pertencimento e a percepção de exclusividade também   contribuem para a retenção e crescimento das empresas. Dados da Central do Varejo apontam que os programas de fidelidade estão diretamente ligados a 82,7% do crescimento dos negócios do setor, tornando-as 8,6 p.p. mais competitivas.

 

No Enxuto Supermercados, que atua em diferentes cidades do interior paulista, o cartão fidelidade tornou-se parte essencial da estratégia de aproximação com os consumidores. "Mais do que oferecer descontos, nosso foco é criar uma experiência personalizada. Conseguimos montar campanhas com base no que o cliente realmente consome. Isso melhora a jornada dele e, claro, traz resultados para a empresa", afirma Doane Moda, head de marketing da bandeira.

 

Já no Flex Atacarejo isso não é diferente. "Quando o cliente sente que está sendo valorizado, ele retorna. Mas o que talvez as pessoas não percebam é que também estamos aprendendo com esses hábitos. Com os dados de compra, conseguimos entender melhor o que, quando e para quem oferecer", explica Amílcar Pavan, sócio-fundador e diretor de marketing do Flex Atacarejo.

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TAGS:CRM, programas de fidelidade,Flex Atacarejo,Enxuto Supermercados
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