28/05/2025
Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/05/2025

Foto: Divulgação
Além das vantagens no bolso do consumidor, os programas de fidelidade conseguem auxiliar na tomada de decisões com base em dados e aumentar o tíquete médio.
Para se ter uma ideia, um estudo do Shopper Insights demonstra que clientes fidelizados chegam a gastar mais do que o dobro em atacarejos se comparados aos não fidelizados, com tíquete médio entre R$ 365,52 e R$ 367,23. Esse comportamento se repete em supermercados de todos os tamanhos, com média de gasto superior entre os participantes de programas de fidelidade.
A sensação de pertencimento e a percepção de exclusividade também contribuem para a retenção e crescimento das empresas. Dados da Central do Varejo apontam que os programas de fidelidade estão diretamente ligados a 82,7% do crescimento dos negócios do setor, tornando-as 8,6 p.p. mais competitivas.
No Enxuto Supermercados, que atua em diferentes cidades do interior paulista, o cartão fidelidade tornou-se parte essencial da estratégia de aproximação com os consumidores. "Mais do que oferecer descontos, nosso foco é criar uma experiência personalizada. Conseguimos montar campanhas com base no que o cliente realmente consome. Isso melhora a jornada dele e, claro, traz resultados para a empresa", afirma Doane Moda, head de marketing da bandeira.
Já no Flex Atacarejo isso não é diferente. "Quando o cliente sente que está sendo valorizado, ele retorna. Mas o que talvez as pessoas não percebam é que também estamos aprendendo com esses hábitos. Com os dados de compra, conseguimos entender melhor o que, quando e para quem oferecer", explica Amílcar Pavan, sócio-fundador e diretor de marketing do Flex Atacarejo.
Notícias relacionadas

Supermercados BH chega à nova região de Minas Gerais nesta sexta-feira

Grupo DMA inaugura polo de recrutamento

79% dos varejistas mineiros expandem atuação em supermercados premium
