Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejista instala videowalls em 200 lojas para estimular a decisão de compra e gerar encantamento no PDV

02/06/2025

NEWSLETTER

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoPetsSupermercadosOpnion Box Abinpet

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/05/2025

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Foto: Adobe Stock


O crescimento do mercado pet no Brasil abre uma série de oportunidades para o varejo alimentar. Com uma população estimada em 160 milhões de animais de estimação, o país ocupa a terceira posição mundial em número de pets e faturamento no setor, segundo a Abinpet.

Dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box em março deste ano mostram que 56% dos entrevistados gastam mais de R$ 100 por mês com alimentação de seus animais.


O valor representa um tíquete médio relevante para o setor supermercadista, que atualmente aparece como o segundo canal mais utilizado para esse tipo de compra (28%), atrás apenas dos petshops (60%). Hipermercados também entram na lista com 13%, ainda sendo superados por clínicas veterinárias (15%) e lojas de alimentação (15%).

A cesta de produtos consumidos por quem tem pet é diversificada. Ração aparece em 89% das compras realizadas nos últimos 3 meses, seguida por itens de higiene (48%), brinquedos (43%) e snacks industrializados (32%).


Entre os tutores de cães, as marcas mais compradas são Pedigree (73%), Golden (57%) e Dog Chow (51%). Já entre os donos de gatos, destacam-se Whiskas (69%), Friskies (57%) e Golden (48%).


O comportamento dos consumidores também influencia a escolha dos pontos de venda. Para 33% dos entrevistados, é “muito importante” que locais como supermercados, restaurantes e hoteis aceitem animais, enquanto outros 17% consideram a questão “importante”. Cerca de 45% já deixaram de frequentar estabelecimentos que não permitiam a entrada de pets. Além disso, 69% afirmam preferir marcas que apoiam a causa animal.

Nesse contexto, adaptações em estrutura e atendimento podem atrair esse público. Exemplo disso é o Prezunic, bandeira da Cencosud no Rio de Janeiro, que passou a implementar reformas em suas lojas após a liberação da entrada de animais em supermercados pela prefeitura da capital fluminense. A partir de 2024, a rede iniciou o processo com 3 unidades e, atualmente, já conta com 16 lojas adaptadas com o selo “Pet Friendly”.


As regras permitem que os animais circulem nos estabelecimentos em carrinhos específicos, com uso obrigatório de coleira ou peitoral com guia.


Com 74% dos entrevistados da pesquisa afirmando ter cães, 35% gatos e 10% aves, o varejo alimentar pode se aproveitar de uma base de consumidores consolidada e disposta a gastar mais quando encontra conveniência, acolhimento e um mix de produtos adequado.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Pets,Supermercados,Opnion Box, Abinpet
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Savegnago inaugura nova loja e amplia operação no interior paulistaExpansão

Savegnago investe R$ 50 milhões em nova loja no interior paulista

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Flex AtacarejoCRM

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Supermercados BHInauguração

Supermercados BH chega à nova região de Minas Gerais nesta sexta-feira

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados