Redes Sociais são principal fonte de informação para 65% dos brasileiros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/09/2018
Nova pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel analisou a relação dos brasileiros com as redes sociais. Uma das constatações é que essas mídias são consideradas a principal fonte de informação para 65% do público. Um percentual ainda maior, de 73% dos pesquisados, gostaria de acompanhar notícias e artigos por meios das redes sociais.
O conteúdo que mais chama a atenção é aquele publicado ou compartilhado por amigos e familiares, citados por 68% dos entrevistados. Já o conteúdo criado por marcas é considerado o mais atrativo por 38% das pessoas ouvidas pela Mintel. Poderia ser melhor, no entanto a agência ressalta que esse percentual supera os índices observados em outros países. Pesquisa da Mintel realizados nos Estados Unidos, por exemplo, mostra que por lá somente 16% dos usuários de mídia social afirmaram se engajar com o conteúdo criado por marcas.
Youtubers e influenciadores digitais produzem um conteúdo atraente para 34% dos brasileiros, conquistando importância superior ao conteúdo disponibilizado por celebridades, considerado interessante por 30% dos respondentes. Entre aqueles interessados em conteúdos criados por celebridades da internet, três em cada dez (29%) costumam compartilhar conteúdo para obter recompensas como descontos e promoções, índice bem superior aos 17% dos usuários em geral que adotam a mesma prática.
Em relação ao conteúdo compartilhado em mídia social, a pesquisa Mintel mostra que 49% costumam postar ou compartilhar o conteúdo criado por outros. Desses, 70% dizem postar para passar informações úteis a amigos e seguidores, enquanto 62%, afirmam fazer o mesmo para expressar sua opinião sobre algo com que discorda. Em outras palavras, os usuários de redes sociais têm maior probabilidade de compartilhar conteúdo para expressar um desentendimento do que para destacar uma questão ou causa com as quais concordem.
“Para estimular mais esse público propenso a compartilhar conteúdo em troca de recompensas, uma oportunidade para as marcas é fazer parcerias com canais e perfis de personalidades na internet e youtubers para a realização de promoções. Já em relação às discordâncias, as marcas devem ficar atentas pelo seu potencial de compartilhamento e de gerar buzz nas redes sociais, analisa Ana Paula Gilsogamo, especialista em Pesquisa de Consumo, da Mintel. Ela cita o exemplo da Bauducco, que criou uma campanha nas redes sociais na Páscoa deste ano para o lançamento das suas novas versões de Colomba Pascal, criando uma brincadeira sobre o uso de uva passa nos pratos de final de ano. Na disputa, "haters" de uva passa faziam conteúdo, e comentavam nas redes sociais da marca, sobre como esse ingrediente estraga os pratos, enquanto os “adoradores” a defendiam. "A marca aproveitou o buzz e realizou um teaser perguntando aos seus clientes se gostariam que fosse produzida uma Colomba Pascal com 200% a mais de uva passa, o que gerou ainda mais repercussão para o lançamento de sua edição especial ddo produto sem uva passa”, lembra Ana Paula.
Perfis Deletados
Outro ponto de destaque na nova pesquisa da Mintel, é que, apesar da grande importância das redes sociais, 22% dos brasileiros disseram ter deletado sua conta em alguma rede nos últimos 12 meses. Segundo a agência de inteligência de mercado, uma das hipóteses para a exclusão de contas é que as pessoas estejam tentando passar mais tempo desconectadas. Alguns consumidores parecem começar a perceber que o uso excessivo de celulares pode se tornar um vício, algo prejudicial à saúde. "Diante dessa situação, há hotéis criando programas de detox digital e alguns canais sociais e aplicativos estão disponibilizando ferramentas para que seja possível monitorar o tempo gasto navegando por eles", ressalta Ana Paula Gilsogamo, especialista em Pesquisa de Consumo, da Mintel.