SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

papo de varejo unilever supernosso compartilhamento de dados CRM comportamento de consumo

Redes que compartilham dados crescem mais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/10/2023

Foto: Divulgação

O tema monitoramento e compartilhamento de dados tem sido debatido há algum tempo e mercado de fato evoluindo, especialmente no quesito colaboração. Porém existem ainda alguns aprendizados que valem a pena serem absorvidos, pois a prática mostra que as redes que compartilham dados realmente apresentam crescimento superior.

Quanto mais colaborativa for a relação com a indústria, mais o varejista tende a crescer. Já estamos muito mais colaborativos, saindo da conversa apenas transacional. As indústrias que estão conseguindo mudar seus targets de venda e discutir com seu vendedor o sell out estão crescendo mais rápido porque estão indo na causa raiz”, avaliou Rafael Andreatta, diretor de Data Hub da Unilever , durante Papo de Varejo realizado no dia 25 de outubro. CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo para assistir o programa completo.

 

 

Felipe Lima, gerente de inteligência de vendas do Grupo  Supernosso , explicou que existe um processo a ser cumprido para montar uma estratégia amparada por dados. Após a captura dos números, é preciso ter um esforço tático de análise do que foi monitorado, em seguida elaborar um plano de ação e então executá-lo. 

“É uma soma de ações que faz com que o sistema se retroalimente. Preciso ver os dados do passado para entender o que deu certo ou não e corrigir a rota, mas também preciso olhar para os dados do futuro para tentar prever o que vai acontecer, tornando-se sustentável a longo prazo”.

Andreatta ressaltou ainda que CRM é uma estratégia de longo prazo e que que expectativas de respostas rápidas podem frustrar e comprometer o processo de implantação. Isso porque é preciso ter um histórico de consumo, com uma base sólida e recorrente, para que conclusões sejam tiradas e perfis de clientes definidos. “A graça do CRM está quando você começa a clusterizar, o que demanda um trabalho de estatística para entender o shopper e poder montar um plano específico para cada um”.

Entender a jornada do shopper para comunicar assertivamente 

O trabalho de clusterização é um aprimoramento essencial para resultados mais efetivos, um processo mais complexo e demorado. Um shopper de fraldas, conforme exemplifica o executivo da Unilever, terá esse comportamento de consumo por tempo limitado, quando então a criança crescer e não necessitar mais do produto. Ciclos de mudanças de compra também podem ser mais curtos, como no caso de um comprador de itens para churrasco, que pode consumi-los no verão, mas não mais no inverno. 

Outro desafio é, depois de entender essa jornada, ter um ponto de contato assertivo para comunicar ao cliente o que quer que ele saiba. “Eu posso ter o melhor CRM do mundo, mas se eu não tiver pessoas para traduzir em ações, a ferramenta nunca vai gerar os resultados que se espera”, alertou o executivo do Grupo SuperNosso.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram    e    Facebook
 

 

COMPARTILHAR
TAGS:papo de varejo, unilever, supernosso, compartilhamento de dados, CRM, comportamento de consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

SupernossoExpansão

Supernosso prevê investimento de R$ 15 milhões em novas lojas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados