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21/02/2025
Rede fortalece negociações através do uso de dados, melhora margem e cresce acima do mercado
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Scanntech
EM 18/11/2022
PRODUZIDO POR SA CONTENT
Foto: Divulgação
Maior competitividade de preços, margens assertivas e crescimento de consumidores nas lojas são os benefícios que a rede gaúcha Asun vem conquistando, ao conseguir fundamentar melhor suas negociações através de dados.
E o mais importante: estas conquistas permitiram que a varejista elevasse as vendas em 20,4% entre julho e setembro deste ano, +5,7p.p. acima do crescimento do seu mercado, revertendo o resultado do semestre anterior em que seu crescimento estava -4 pontos percentuais abaixo da sua região de atuação.
Essa recuperação é a comprovação do resultado da criação, no ano passado, de uma área de planejamento e inteligência na empresa, que atua em três frentes: gestão de abastecimento, planograma e pricing. Uma das soluções mais utilizadas pelo departamento é a da Scanntech . Ela permite acessar uma série de informações que geram insights capazes de impactar positivamente e reverter os resultados dos varejistas.
“No que diz respeito à precificação, a Scanntech traz, por exemplo, o preço mínimo do mercado, o médio e o máximo, além da moda, que se refere ao valor mais praticado em sua região”, explica Lucas Ortiz, gerente de planejamento e inteligência de mercado do Asun, que conta atualmente com 37 lojas, sendo 31 supermercados e 6 atacarejos, em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
A ferramenta também permite um aprofundamento no sortimento praticado frente ao mercado, que, em conjunto com os dados de pricing, permitiu ao Asun tornar se mais atraente para seus consumidores, introduzindo os produtos que são mais buscados por seus consumidores e precificando competitivamente. Além disso, informações como a sua participação nos negócios da indústria na região e o share das marcas do fabricante na rede, comparados ao mercado em sua região, ajudou a identificar oportunidades de crescimento e potencial de vendas dentro da varejista.
Para Lucas Ortiz, gerente de planejamento e inteligência de mercado do Asun, é possível ganhar mais utilizando soluções de dados do que quando se atua de forma operacional. "É por isso que fazemos grande uso da Scanntech", diz
As seções mais favorecidas nesta reestruturação toda foram as de limpeza e beleza, nas quais a varejista era menos competitiva. Um exemplo é o que aconteceu com as categorias da Mili, que atua no mercado de lenços “Montamos um plano em que conseguimos ter preços competitivos nos principais produtos e, ao mesmo tempo, desenvolvemos segmentos de interesse do fornecedor. Tudo sempre embasado nas informações das ferramentas que utilizamos”, explica Lucas. O resultado tem sido um crescimento com a fabricante de 294% de janeiro até agora em volume e de 392% em faturamento. A margem também aumentou no período, multiplicando 26 pontos percentuais acima do faturamento.
Resultados como esse, de dois a três dígitos, vêm sendo alcançados em diversas categorias e fornecedores das seções de limpeza e beleza do Asun. Por essa razão, Lucas comenta que digitalizar o acesso às informações alivia, em muito, o trabalho braçal do varejo. “Dessa forma, ganhamos mais do que quando atuamos apenas de forma operacional”, reforça. “No caso específico da Scanntech, a solução é o nosso BI [Business Intelligence], por isso fazemos um uso grande dela”, conclui o gerente de planejamento e inteligência do Asun.
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