SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Hirota robô St. Marche facial

Rede adota robô autônomo para interagir com consumidor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/06/2022

Foto: Divulgação

A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas. Agora já é possível interagir com robôs autônomos durante as compras nos supermercados. A rede de supermercado Hirota disponibilizou um robô na sua loja da Vila Monumento, em São Paulo, onde o consumidor interage com ele e ainda recebe ajuda para encontrar o produto desejado.

[noticiasRelacionadas]

A rede começou há um mês a avaliar o uso de robôs autônomos. De acordo com Hélio Freddi, diretor da empresa, o plano é manter dois equipamentos na loja da Vila Monumento, que é a sede da empresa e funciona como uma espécie de laboratório. Nas outras 17 lojas da rede, a ideia é ter pelo menos uma unidade. O investimento no equipamento é de R$ 60 mil, em caso de aquisição, e R$ 6 mil mensais, se for alugado da startup que inventou o robô, a Human Robotics.

O robô foi batizado de Shyko (Chico em japonês), e tem tanto funções de atendimento ao cliente quanto de operação. Segundo Marcio Akamine, gerente de Tecnologia de Informação da rede, além de ajudar o freguês a encontrar os produtos na loja, ele irá capturar em seu painel dados dos clientes para posterior envio de ofertas. O Shyko também vai controlar a disponibilidade de produtos nas prateleiras – mandando mensagens online para reposição – e conferir etiquetas com os preços que estão no sistema, especialmente neste momento de inflação em alta, em que alterações de valores são constantes.

Pagamento com reconhecimento facial

O varejo alimentar segue investimento fortemente em soluções que possam melhorar a experiência de compra do consumidor e também facilitar a operação como um todo. Há cerca de um mês, por exemplo, o St. Marche, também de São Paulo, implantou a tecnologia de pagamento por meio de reconhecimento facial.

O projeto está em operação em cinco lojas em caráter experimental, foi desenvolvido em parceria com a Mastercard e envolve o uso de um aplicativo que deve ser baixado no celular para cadastrar o rosto do titular e as formas de pagamento. Em sete lojas, a rede também já implantou caixas no modelo self-checkout.

De acordo com o consultor de varejo Marco Quintarelli, sócio da AZO Negócios, essas iniciativas do varejo de médio porte de investir em novidades tecnológicas nas lojas físicas têm endereço certo: fidelizar o consumidor e diminuir o atrito na hora da compra. Ele observa que os principais focos de atrito ocorrem quando o cliente não encontra o produto que procura e quando ele vai passar no caixa.

Ainda de acordo com o consultor, o avanço do e-commerce ocorrido durante a pandemia acelerou a transformação digital da lógica física. “A loja física tem de criar outros atributos, outros instrumentos que gerem interesse para que o consumidor saia de casa e vá à loja.”

O que se nota é que as redes de porte médio têm sido mais rápidas para implantar mudanças tecnológicas no relacionamento com o consumidor comparadas a gigantes do setor. Dois fatores explicam, na opinião do consultor, o pioneirismo das varejistas de tamanho intermediário. Um deles é o barateamento da tecnologia, que deu a essas redes acesso a novos recursos. Outro fator é que, em empresas de porte médio, as decisões são mais imediatas. “O dono de uma rede de 20 lojas decide o que fazer e investe, enquanto numa multinacional as mudanças dependem de outras instâncias.”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                          LinkedIn                                          ,                                          Instagram                                          e                                           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Hirota, robô, St. Marche, facial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

St Marche e GBarbosa inovam seus programas de fidelidadeEstratégias

St Marche e GBarbosa inovam seus programas de fidelidade

St Marche - Bernardo Ouro PretoSupermercado premium

“Queremos encantar o cliente, como na Disneylândia”, diz CEO do St Marche

St Marché pretende dobrar o faturamento nos próximos cinco anosExpansão

St Marché pretende dobrar o faturamento nos próximos cinco anos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados