ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/11/2025
Com dívida de meio bilhão, St Marche protocola pedido de Recuperação Extrajudicial
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/04/2025

Foto: Divulgação
Conforme antecipamos na última semana, o Grupo St Marche protocolou oficialmente seu plano de Recuperação Extrajudicial (RE) na quarta-feira (16), por conta da dívida de R$ 528 milhões.
O objetivo da operação é reestruturar as dívidas com credores financeiros e preservar a continuidade das operações, garantindo as bases para um crescimento sustentável. O plano também prevê a entrada de novos recursos por meio de um novo financiamento de até R$ 127,5 milhões.
Bernardo Ouro Preto, CEO do St Marche, conta que essa é a solução mais eficiente e menos burocrática para reequilibrar as finanças da empresa. “Escolhemos esse caminho justamente para minimizar os impactos de nossa reestruturação financeira sobre nossos clientes, colaboradores, fornecedores, locadores e prestadores de serviços. Esse processo nos permitirá honrar nossos compromissos, e seguir oferecendo uma experiência de compras com excelência para nossos clientes”, conta o executivo.
Segundo o comunicado, a empresa teve sua saúde financeira impactada por uma associação de fatores internos e externos. Dentre eles, o aumento da taxa básica de juros do País que impactou a estratégia de expansão e ampliou o nível de endividamento.
Para se ter uma ideia, a rede inaugurou 12 lojas em um período de 26 meses, saindo de 21 lojas em 2021 para 33 lojas no final de 2023.
O comunicado ainda enfatiza que o St Marche continuará operando normalmente, “com o compromisso de entregar a melhor experiência de compras para seus clientes”.
Fundado em novembro de 2002, o Grupo atualmente possui 32 lojas, sob duas marcas distintas: St Marche supermercado e Santa Maria Empório, distribuídas pela capital paulista, Grande São Paulo, Campinas e Santos. Em 2024, a empresa teve faturamento bruto de mais de R$1,3 bilhão.
Notícias relacionadas
Resultados 3T253T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
GestãoTá na hora de repensar seu Calendário Promocional
Resultados 3º T 25







