SA+ Ecossistema de Varejo

Internet Pesquisa Online Ecommerce Varejo Digital

Quase metade dos internautas só compra em loja física após pesquisa online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/08/2018

A integração entre o mundo físico e o universo digital é uma tendência irreversível no varejo brasileiro. Nova pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e  do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 47% dos entrevistados sempre pesquisam na internet antes de realizar alguma compra em um ponto de venda físico. Por outro lado, somente 18% têm o hábito de comprar direto em lojas físicas sem realizar qualquer consulta prévia por meios digitais. Os demais 35% de entrevistados consultam eventualmente a internet antes de comprar, dependendo do tipo de produto ou serviço que buscam. Foram ouvidos 815 internautas que realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses.

A maior parte das buscas (38%) são consultas de preço dos produtos. Detalhes e características dos itens desejados aparecem a seguir, com 22% das menções. Já a opinião de outros clientes a respeito da mercadoria procurada interessa especialmente a 10% dos entrevistados. 

De acordo com o levantamento feito pela CNDL e pelo SPC Brasil, os produtos mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%), além de cosméticos e perfumes (30%).

A pesquisa revela ainda que 47% dos internautas buscam informações nos sites que mostram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa fornecedora do produto ou serviço procurado. Para 34% dos consumidores ouvidos, é um hábito recorrer aos buscadores, como o Google.

Se praticamente a metade do público recorre à internet antes de se dirigir à loja física, o caminho inverso é adotado por um quarto dos entrevistados. Segundo a pesquisa, exatamente 25% dos consumidores afirmaram ter o costume de ir à loja física antes de definir uma compra pela internet. A maioria adota essa prática para ver de perto detalhes do produto que pretende comprar online. Isso acontece, sobretudo, quando a intenção é comprar eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%). 

COMPARTILHAR
TAGS:Internet, Pesquisa Online, Ecommerce, Varejo Digital
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJCCoop São José dos Campos

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJC

Rissul inaugura nova loja com conceito moderno em Novo HamburgoRissul Novo Hamburgo

Rissul abre nova loja com conceito moderno em Novo Hamburgo

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Seara cresce 30% em aves natalinas e lança novidadesCrescimento de Vendas Seara

Seara cresce 30% em aves natalinas e lança novidades

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados