SA+ Ecossistema de Varejo

Internet Pesquisa Online Ecommerce Varejo Digital

Quase metade dos internautas só compra em loja física após pesquisa online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/08/2018

A integração entre o mundo físico e o universo digital é uma tendência irreversível no varejo brasileiro. Nova pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e  do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 47% dos entrevistados sempre pesquisam na internet antes de realizar alguma compra em um ponto de venda físico. Por outro lado, somente 18% têm o hábito de comprar direto em lojas físicas sem realizar qualquer consulta prévia por meios digitais. Os demais 35% de entrevistados consultam eventualmente a internet antes de comprar, dependendo do tipo de produto ou serviço que buscam. Foram ouvidos 815 internautas que realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses.

A maior parte das buscas (38%) são consultas de preço dos produtos. Detalhes e características dos itens desejados aparecem a seguir, com 22% das menções. Já a opinião de outros clientes a respeito da mercadoria procurada interessa especialmente a 10% dos entrevistados. 

De acordo com o levantamento feito pela CNDL e pelo SPC Brasil, os produtos mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%), além de cosméticos e perfumes (30%).

A pesquisa revela ainda que 47% dos internautas buscam informações nos sites que mostram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa fornecedora do produto ou serviço procurado. Para 34% dos consumidores ouvidos, é um hábito recorrer aos buscadores, como o Google.

Se praticamente a metade do público recorre à internet antes de se dirigir à loja física, o caminho inverso é adotado por um quarto dos entrevistados. Segundo a pesquisa, exatamente 25% dos consumidores afirmaram ter o costume de ir à loja física antes de definir uma compra pela internet. A maioria adota essa prática para ver de perto detalhes do produto que pretende comprar online. Isso acontece, sobretudo, quando a intenção é comprar eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%). 

COMPARTILHAR
TAGS:Internet, Pesquisa Online, Ecommerce, Varejo Digital
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Cigarro em supermercado Adobe StockPesquisa

Mercearia básica registra a maior elevação de preços em outubro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados