04/06/2025
Produção de itens de limpeza deve crescer 2% este ano, segundo a Abipla
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/02/2022
Foto: istock
A produção de produtos de limpeza no ano passado ficou estável ante 2020, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla). “Mais uma vez, foi um ano marcado pela volatilidade na produção, mas que terminou em níveis equivalentes. Revisamos nossas projeções, durante o ano, e creio que, dadas as circunstâncias, foi um bom resultado, até porque, nossa produção crescia, em um ritmo bem superior ao PIB e à indústria geral, nos anos anteriores à pandemia”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla.
[noticiasRelacionadas]
Apesar da pressão nos custos de matérias-primas, combustível e energia, os artigos de limpeza acumularam alta de preços bem menores que a inflação, medida Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, no ano passado, a cesta de produtos de limpeza fechou com alta de 6,84%, ante 13,05% da categoria Habitação (da qual os artigos de limpeza fazem parte) e 10,06% do índice geral. “Nossos produtos são muito sensíveis a preços, mas a nossa inflação foi, praticamente, a metade do que a categoria Habitação registrou. Ou seja, os fabricantes não repassaram todos os custos, para garantir melhor acesso dos produtos de limpeza à população”, analisa o diretor executivo da Abipla.
Para este ano, a estimativa da entidade para a produção de produtos de limpeza é de expansão de 2%. “Temos muitos desafios a superar, como a moeda desvalorizada e alto custo de energia e combustíveis, além de estarmos em um ano eleitoral, que é, naturalmente, volátil, mas temos confiança de que teremos resultados positivos para o nosso setor, até porque a sociedade se conscientizou da importância da higienização de ambientes e superfícies para a saúde pública, e esses hábitos devem se perpetuar”, afirma o executivo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Indústria de limpeza entra no segmento premium e projeta aumento de 20% no faturamento

Estratégias que deram certo nas lojas e aumentaram as vendas nos supermercados

Limpeza de alto valor agregado é a estratégia da vez para elevar o tíquete médio
