SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa IPC Maps Consumo Consumidores Alimentação

Potencial de consumo pode atingir R$ 6,7 trilhões em 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/06/2023


Foto: Adobe Stock

Pesquisa realizada pela IPC Maps  2023 mensurou que o potencial de consumo no Brasil poderá chegar a R$ 6,7 trilhões em 2023, valor que representa um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior. Entretanto, apesar do crescimento, de acordo com Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pelo estudo, a movimentação é baixa se comparada ao aumento de 4,3% entre 2021 e 2022. 

Por outro lado, o levantamento aponta para a ampliação de 5% no perfil empresarial neste ano, com mais de 1 milhão de novas unidades nos setores de indústria, serviços, comércio e agribusiness. 

[noticiasRelacionadas]

Em questão das regiões, o Sul se destaca na vice-liderança com sua quantidade elevada de domicílios pertencentes a classes mais altas. “Enquanto a média nacional da evolução nominal do potencial de consumo é de 7,5%, no Sul esse número é de 9,4%, graças ao desempenho das classes A, B1 e B2 que apresentam uma elevação de, respectivamente, 19,7%, 13,6% e 20,4%”, explica Marcos. Sendo assim, o Sudeste lidera o ranking de consumo nacional com 49,1%, seguido pelo Sul com 18,3%, Nordeste, Centro-Oeste e Norte com 17,8%, 8,6% e 6,3%, respectivamente.

Em relação à distribuição de empresas, a região Sudeste também segue no topo, concentrando 51,8% das corporações, seguida pelo Sul com 18,5%, Nordeste com 16,5%, Centro-Oeste com 8,4% e o Norte com 4,7%.

O trabalho ainda demonstra um crescimento das regiões metropolitanas que agora alcançam 16,92% de participação no mercado consumidor no Brasil, entretanto as regiões do interior, apesar da queda, ainda representam a maior parcela com 54%. Contudo, Marcos destaca que entre o ano passado e este ano a quantidade de empresas subiu 3,5% no interior e 6,7% nas capitais e regiões metropolitanas contra 5% da média nacional, um cenário que se explica devido ao aumento de home office. “Mesmo que a empresa funcione em grandes centros, ela não necessita mais de grandes áreas de escritórios. Aliado a isso, há uma oferta maior de imóveis corporativos para locação, com preços inferiores aos praticados antes da pandemia”, afirma.

Sobre as preferências dos consumidores na hora de gastar, a alimentação e bebidas no domicílio correspondem a 10,3% da renda domiciliar. Já sobre a base consumidora, a classe B2 continua na liderança no panorama econômico com perspectiva de R$ 1,5 trilhão dos gastos. Logo em seguida vem a B1 que assume mais de R$ 2,6 trilhões, e as classes C1 e C2 que totalizam R$ 2,1 trilhões dos recursos gastos. Abaixo estão as classes D e E, que consumirá cerca de R$ 622,7 bilhões e a classe A que poderá movimentar R$ 911,8 bilhões.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram    e    Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, IPC Maps, Consumo, Consumidores, Alimentação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados