SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar Refrigerante Pesquisa Bebidas

Pesquisa revela detalhes do consumo de refrigerante nos lares brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/06/2019

Quem compra refrigerantes para consumir dentro de casa recorre, mais comumente, a lojas do varejo alimentar, como super e hipermercados. E essa ocasião de consumo envolve hábitos muito diferentes se comparados com o comportamento observado fora do lar. Os dados que revelam essa hipersegmentação são de um levantamento da Kantar , apresentado durante a Apas Show 2019.

[noticiasRelacionadas]

O estudo constatou que as embalagens plásticas representam 95% do volume da bebida que chega aos lares, contra 4,6% das embalagens de lata. Essa proporção é bem diferente do que acontece fora de casa, ocasião de consumo em que as garrafas plásticas têm sua participação reduzida para 68%, enquanto a representatividade das latas sobe para 26%.

O sabor cola lidera a procura por refrigerantes em termos de sabor, mas essa vantagem é bem menor quando a compra é voltada ao consumo dentro do lar: nesse caso refrigerantes de cola abocanham 28% de participação, sendo seguidos de perto pelo sabor guaraná (27%), especificamente em compras nos super e hipermercados. Já quando o consumo é fora do lar, a diferença é bem maior, pois este tipo da bebida representa 58% das escolhas nas ocasiões de impulso, contra 20% do guaraná, 12% de laranja e 8% de limão, de acordo com os dados da Kantar.

Os consumidores também mudam seus hábitos de consumo em relação a produtos regulares e diet/light/zero. Em casa, as bebidas regulares são mais importantes (54%) do que as zero açúcar nos finais de semana. Já fora do lar as opções diet/light/zero têm ligeira vantagem nas vendas aos sábados e domingos.

“É essencial ter um sortimento adequado por canal para atender as mais diferentes necessidades dos clientes. As garrafas pet, por exemplo, são mais importantes para supermercados independentes, varejo tradicional, atacarejo e lojas de departamento. Os hipermercados são o principal canal para bebidas com sabor de uva e outras frutas. Os zero açúcar são melhor cotados em hipermercados, supermercados de rede e lojas de departamento”, analisa Deborah Maeda, Diretora de Retail da Kantar.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Refrigerante, Pesquisa, Bebidas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados