SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sinch online chatbots consumidores

Pesquisa mostra que mais de 7 milhões compraram online pela primeira vez em 2020

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/08/2021

Foto: istock

A pandemia contribui para a mudança de hábito dos consumidores, fazendo com que mais pessoas adotassem o hábito de compras online. Pesquisa realizada pela Sinch, líder global em comunicação em nuvem, mostra que em 2020 cerca de 7,5 milhões de consumidores fizeram compra online pela primeira vez. O levantamento mostra ainda que 49% dos respondentes pretendem continuar usando os canais digitais após a pandemia.

Por conta dessa mudança de comportamento, os chatbots se tornaram uma importante ferramenta, que garante maior agilidade no atendimento, resolve demandas sem que os clientes precisem aguardar por um contato humano, o que torna o processo mais ágil. Para 61% dos entrevistados, até 4 minutos seria o tempo que eles estão dispostos a aguardar por um atendimento, enquanto um quarto dos usuários esperaria no máximo um minuto para resolver sua demanda.

Além do atendimento ágil, a inteligência artificial pode ser usada de diversas outras maneiras que aproxime a empresa do cliente. Trata-se de construir uma relação personalizada e sem atrito em todos os canais usados pelos usuários. Além disso, informações sobre o estoque e produtos também são muito relevantes para o consumidor. No levantamento, mais de 90% dos participantes declaram que seria importante ter informações sobre o estoque antes de se deslocar até a loja e 76% declararam que gostariam de tirar uma foto de um produto e usar um chatbot para encontrá-lo online.

Outro desafio para os lojistas consiste em aproveitar ferramentas conversacionais, tanto SMS quanto por Apps como WhatsApp, Facebook Messenger e outros, da melhor forma para o seu público-alvo. Dos consumidores móveis brasileiros, 61% já compraram pelo WhatsApp, somente no último ano, 2020, as vendas pelo canal subiram 39%. Além disso, 67% dos consumidores afirmam que preferem a comunicação por mensagens do que ligar no SAC.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                    LinkedIn                                                   ,                                                   Instagram                                                   e                                                   Facebook                                                   !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Sinch, online, chatbots, consumidores
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Inscreva-se no próximo Papo de Varejo e transforme sua operaçãoPapo de Varejo online

Inscreva-se no próximo Papo de Varejo e transforme sua operação

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

Assaí AtacadistaPlataformas online

Assaí fecha parceria com o iFood para ampliar sua presença no e-commerce

E-commerceE-commerce

iFood adquire fatia da Shopper e se fortalece entre os supermercados online

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados