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22/05/2025
Reposição de itens do dia a dia lidera motivação de compra no e-commerce brasileiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/05/2025

Imagem: Adobe Stock
O abastecimento e a reposição de itens do dia a dia são as principais motivações para compras online. Segundo a 51ª edição do relatório Webshoppers, da NielsenIQ, a intenção de compra com esse foco passou de 37% no quarto trimestre de 2023 para 38,8% no mesmo período de 2024.
As vendas no e-commerce brasileiro cresceram 19,1% em 2024, impulsionadas por datas promocionais e pelo consumo recorrente. O levantamento também aponta um aumento de 15,9% no número de consumidores ativos no período.
Entre as categorias que mais contribuíram para o crescimento das vendas online estão Higiene e Beleza e Alimentos e Bebidas. O Valor Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês) desses segmentos avançou 33,1% e 29,4%, respectivamente. Os produtos de consumo rápido (FMCG) como um todo registraram alta de 25,6% no GMV. O número de pedidos também cresceu.
Em Alimentos e Bebidas, o aumento foi de 28,1%, enquanto Perfumaria e Cosméticos (dentro da categoria de Higiene e Beleza) teve alta de 30,9%. Já Eletrodomésticos apresentou avanço de 7,5% no GMV e de 5,1% em volume de pedidos, ligado à renovação de itens no lar. Outro destaque foi o setor de Esporte e Lazer, com crescimento de 35,5% em número de pedidos em relação a 2023.
“O comportamento do consumidor brasileiro ao realizar compras do cotidiano no e-commerce, especialmente de produtos de giro rápido, já está consolidado como cultura. Isso vem sendo comprovado pelos resultados das pesquisas”, afirma Andrea Stoll, líder do Painel de Consumidores e de E-commerce da NielsenIQ no Brasil.
As promoções também ganharam relevância como motivadoras de compra. A intenção de consumo orientada por ofertas subiu de 26% para 31,5% entre os dois últimos trimestres. A Black Friday foi o principal evento promocional, com aumento de 24,8% nas vendas em relação ao ano anterior.
“Vemos uma maior efetividade nas promoções em 2024, o que aponta para uma melhor assertividade nas estratégias das lojas que atuam com vendas online, especialmente em datas como a Black Friday”, disse Andrea.
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