SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo

21/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ecommerce Comércio Eletrônico Kantar

Pesquisa inédita mostra caminho para supermercados aumentarem vendas online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/09/2019

Metade dos e-shoppers brasileiros nunca fizeram compras de supermercado pela internet. E mesmo entre os que já realizaram esse tipo de transação online, 7% afirmam não ter interesse em voltar a utilizar o comércio eletrônico para abastecer a geladeira e a dispensa de casa. As constatações são da pesquisa inédita eCommerce ON, feita pela  Kantar .

Entre o público que revela receio de comprar itens de supermercado via internet, a maioria é de mulheres, e as principais preocupações têm relação com entrega (27,3%), ausência de presença física para selecionar os produtos (18,3%) e qualidade (15,2%). 

[noticiasRelacionadas]

“A entrega é algo bastante conhecido como barreira para o crescimento do canal – seja pelo custo do frete ou pela demora. Mas o que chamou nossa atenção foi a barreira relacionada a selecionar o produto”, analisa Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil. “É importante trabalhar esse aspecto trazendo uma experiência que reforce a percepção de que o shopper está escolhendo os produtos, mostrando detalhes e validade de produto com fotos de qualidade. Além disso, outros pontos de contato como embalagem e organização da entrega podem ajudar a superar essa percepção negativa”, recomenda. 

Questões relacionadas a segurança e os próprios hábitos também são citados como barreiras para compras online por 12,3% dos entrevistados. Há, portanto, um caminho a ser trilhado para tornar natural ao consumidor brasileiro efetuar compras de supermercado pela internet. Mas vale lembrar que o potencial de crescimento desse mercado é muito grande. O mesmo estudo da Kantar mostra que 30% dos e-shoppers brasileiros que nunca fizeram suas compras de supermercado online estão abertos a adotar esse hábito. Outro ponto positivo é que entre o público da classe A, já se torna mais comum recorrer ao e-commerce para as compras de supermercado: 64% dos e-shoppers de alto poder aquisitivo já abasteceram a dispensa com produtos comprados em supermercados online e, melhor, pretendem continuar. Desse público, 47% são homens e 39%, mulheres. 

Luciana Piedemonte, da Kantar, lembra que o cenário do e-commerce no segmento é complexo e envolve diferentes players, a exemplo de plataformas de grandes varejistas do mundo offline, iniciativas totalmente digitais e mesmo as terceirizadas, como os apps de entrega. “As marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, pois os compradores têm diferentes necessidades e motivações. O que significa entender o perfil de cada um deles e entregar soluções específicas” afirma. “Temos que colocar o shopper e suas necessidades no centro da estratégia de e-commerce”, resume Luciana. Para avançar, três passos são considerados essenciais:

1. Dar atenção ao tamanho da oportunidade e não apenas ao tamanho do canal de vendas;

2. Eliminar barreiras reais e mentais para fomentar o e-commerce;

3. Entender as motivações e necessidades do shopper do canal para ser mais efetivo na execução.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

,

COMPARTILHAR
TAGS:Ecommerce, Comércio Eletrônico, Kantar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logísticaInovação

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logística

Corredor de refrigerados em supermercadoConsumo

Brasileiros reduzem volume por categoria e aumentam a variedade de produtos no 1T25

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados