16/11/2025
Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itens
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/10/2025

Foto: Adobe Stock
O 4º trimestre chegou e, com ele, os itens sazonais das festas de fim de ano já começam a ser comercializadas no varejo alimentar, um dos produtos mais clássicos é o panetone. No último ano, o alimento típico do Natal teve o atacarejo como principal canal de entrada para novos consumidores. Além disso, o formato elevou sua participação de 14% em 2023 para 19% em 2024, com a região da Grande São Paulo responsável por uma boa parte do volume total.
Os dados foram levantados pela Kantar, que também revolou que, entre os sabores mais consumidos, as versões com frutas cristalizadas (44%) e gotas de chocolate (43%) seguem em destaque, apesar da forte onda de inovações por parte da indústria. As embalagens de 301 g a 400 g concentram 67% das vendas, e as caixas de papelão representam 82% do volume.
O levantamento aponta ainda que a categoria é puxada pela classe C, responsável por 45,5% do volume, e por consumidores maduros e independentes. O consumo compartilhado em família e com amigos continua sendo o principal motor da categoria, respondendo por 88% do crescimento no período.
Ocasiões de consumo
O panetone também tem ampliado sua presença na mesa dos brasileiros para além do período natalino, especialmente no café da manhã. Segundo o levantamento, 72% das ocasiões de consumo da categoria durante o Natal de 2024 ocorreram nesse momento do dia, o que representou 80 milhões de novas ocasiões em relação ao ano anterior.
Além disso, em 62% dessas ocasiões, o panetone foi consumido como prato principal. Em 83% dos casos, foram os adultos que decidiram pela inclusão do produto.
Durante a semana, uma em cada quatro ocasiões aconteceu antes de atividades de estudo ou trabalho, enquanto nos fins de semana prevaleceu a busca por conveniência, com destaque para o aumento no consumo de versões aquecidas.
No Natal de 2024, a categoria alcançou 63% de penetração nos lares brasileiros. O volume por quilo subiu 7%, e a frequência de compra aumentou 5,5%. No total, foram registradas 164 milhões de ocasiões de consumo, o dobro do volume de 2023.
Fonte: Kantar
Notícias relacionadas
ESG9 em cada 10 brasileiros pretendem aumentar o consumo de frangos
ConsumoMercado de cafés registra alta de 26% nas promoções e avanço das cápsulas às vésperas da Black Friday
InovaçãoCom 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo
Consumo







