Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itensSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo

16/11/2025

NEWSLETTER

Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itensSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Natal Pesquisa Panetones Kantar

Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itens

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/10/2025

Panetones em Supermercado

Foto: Adobe Stock


O 4º trimestre chegou e, com ele, os itens sazonais das festas de fim de ano já começam a ser comercializadas no varejo alimentar, um dos produtos mais clássicos é o panetone. No último ano, o alimento típico do Natal teve o atacarejo como principal canal de entrada para novos consumidores. Além disso, o formato elevou sua participação de 14% em 2023 para 19% em 2024, com a região da Grande São Paulo responsável por uma boa parte do volume total.


Os dados foram levantados pela Kantar, que também revolou que, entre os sabores mais consumidos, as versões com frutas cristalizadas (44%) e gotas de chocolate (43%) seguem em destaque, apesar da forte onda de inovações por parte da indústria. As embalagens de 301 g a 400 g concentram 67% das vendas, e as caixas de papelão representam 82% do volume.


O levantamento aponta ainda que a categoria é puxada pela classe C, responsável por 45,5% do volume, e por consumidores maduros e independentes. O consumo compartilhado em família e com amigos continua sendo o principal motor da categoria, respondendo por 88% do crescimento no período.


Ocasiões de consumo


O panetone também tem ampliado sua presença na mesa dos brasileiros para além do período natalino, especialmente no café da manhã. Segundo o levantamento, 72% das ocasiões de consumo da categoria durante o Natal de 2024 ocorreram nesse momento do dia, o que representou 80 milhões de novas ocasiões em relação ao ano anterior.


Além disso, em 62% dessas ocasiões, o panetone foi consumido como prato principal. Em 83% dos casos, foram os adultos que decidiram pela inclusão do produto.


Durante a semana, uma em cada quatro ocasiões aconteceu antes de atividades de estudo ou trabalho, enquanto nos fins de semana prevaleceu a busca por conveniência, com destaque para o aumento no consumo de versões aquecidas.


No Natal de 2024, a categoria alcançou 63% de penetração nos lares brasileiros. O volume por quilo subiu 7%, e a frequência de compra aumentou 5,5%. No total, foram registradas 164 milhões de ocasiões de consumo, o dobro do volume de 2023.


Fonte: Kantar

COMPARTILHAR
TAGS:Natal, Pesquisa, Panetones, Kantar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

frangoESG

9 em cada 10 brasileiros pretendem aumentar o consumo de frangos

caféConsumo

Mercado de cafés registra alta de 26% nas promoções e avanço das cápsulas às vésperas da Black Friday

supermercado digitalInovação

Com 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo

promoçõesConsumo

Black Friday: 7 em cada 10 consumidores do Sul deve gastar acima de R$ 500

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados