SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Divina Terra alimentação saudável franquias empreendedorismo

Persistência e determinação transformam empacotador em dono de rede varejista

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/07/2021

Foto: Divulgação

Depois de trabalhar como empacotador em um supermercado e ser promovido a chefe de setor, Marcos Costacurta foi convidado por uma multinacional para trabalhar como promotor de venda, o que permitiu que ele frequentasse muitas feiras de empreendedorismo e tivesse conhecimento sobre o ramo alimentício. A partir daí, ele identificou uma tendência de crescimento da alimentação saudável e, junto com a sua esposa Kerlin Schmitz, em 2011, inaugurou a primeira loja da Divina Terra, rede de mercados especializados em alimentação saudável, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A loja faturava R$ 20 mil por mês. Hoje, são 51 franquias espalhadas pelo Brasil que faturam em média R$ 180 mil por mês.

“Percebi que a alimentação saudável era uma tendência em crescimento e resolvi empreender na área. No começo, vendíamos principalmente produtos a granel, devido ao menor custo de aquisição junto aos atacadistas e fornecedores. Até hoje, eles continuam sendo nosso carro-chefe”, explica Costacurta.

Com foco no consumidor, o negócio prosperou: nos dois anos seguintes, o empreendedor comprou as duas lojas vizinhas e ampliou o ponto de vendas original. Em 2014, Sérgio Costa, que era cliente da Divina Terra, enxergou o potencial do empreendimento e propôs a abertura de uma loja em Novo Hamburgo, cidade próxima de São Leopoldo. O casal de empreendedores concordou com a ideia e Costa se tornou sócio investidor das duas lojas da Divina Terra.

Em 2015, os empreendedores investiram em quantidade e diversidade de produtos e mudaram para um ponto de venda maior em São Leopoldo. “Nesta época, já tínhamos produtos importados e muito diferenciados. O faturamento da loja nova era, em média, R$ 300 mil por mês”, explica Costacurta, acrescentando que, a partir de uma demanda por franquias, foi formatado um modelo de franquias e, em 2017, foi aberta a primeira unidade em Porto Alegre.

 O empreendedor, que vendeu as duas primeiras lojas da Divina Terra  para focar nas franquias, conta que, até o final do ano que vem, pretende chegar a 100 unidades. Para isso, ele vai investir em marketing digital e no potencial de atração das lojas já existentes. Hoje, já existem mais 10 franquias em construção.

De acordo com o executivo, 90% dos produtos vendidos pela rede são padronizados - o resto varia de acordo com as especificidades de cada região. As vendas a granel de grãos, cereais e farináceos representa em torno de 50% do faturamento; em segundo lugar, estão os   suplementos alimentares. Durante a pandemia, com o aumento da busca por alimentação saudável e do hábito de cozinhar em casa, a Divina Terra dobrou de tamanho. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                 LinkedIn                                ,                                Instagram                                e                                Facebook                                !

COMPARTILHAR
TAGS:Divina Terra, alimentação saudável, franquias, empreendedorismo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

papapaSaúde

Lançamento da Papapá foca na saúde infantil e gera oportunidade para o varejo

Gôndola de ovos da Páscoa do PrezunicGestão e negócios

Páscoa 2025: confira quais são as estratégias de varejistas ao redor do Brasil

projeto papapáAlimentação

Papapá e Alô Bebê criam experiência no PDV com foco em vínculo emocional

App - Natural da TerraE-commerce

Hortifruti Natural da Terra amplia entrega em São Paulo e lança novo aplicativo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados