SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portfólio da AB Mauri traz valor agregado para o seu mix

29/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Perdas Furtos Desperdício Quebra operacional

Perdas representaram 2,05% do faturamento dos supermercados em 2018

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/06/2019

O varejo brasileiro volta a sofrer com elevação no índice de perdas. No setor de supermercados, a representatividade foi de 2,05% em relação ao faturamento bruto em 2018, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Na pesquisa anterior, referente a 2017, esse percentual era de 1,94%.

[noticiasRelacionadas]

As perdas no setor supermercadista são as mais elevadas de todo o chamado comércio restrito, que considera os diferentes segmentos do varejo, exceto veículos e materiais de construção, e cuja média geral é de 1,38% em relação ao faturamento. Além dos supermercados, farmácias e comércio de itens esportivos também fecharam 2018 com níveis piores do que a taxa média de todo o comércio restrito.

Razões do problema

A nova edição da pesquisa da Abrape demonstra que as perdas correspondem a R$ 21,5 bilhões das vendas de todo o comércio restrito. A incidência mais comum é de quebras operacionais, com 36% de representatividade. Logo depois aparecem os furtos, sejam eles externos ou internos (31%). Erros administrativos e de inventário também são relevantes, respondendo por 22% da incidência de perdas no varejo brasileiro. Fraudes de terceiros representam 6% das incidência, enquanto o grupo que agrega diversos outros problemas completa o total desperdiçado.

Em 12 meses, houve avanço de 7% nas incidências de furtos e nas mercadorias que não são vendidas antes de estragar ou estourar o prazo de validade, acabando descartadas. “No fim de 2018, criou-se uma expectativa favorável para economia, muitas empresas investiram num volume maior de estoque, porém a venda não aconteceu de acordo com o esperado”, analisa Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

No Sul do Brasil, a rede de supermercados Condor é uma das empresas que enfrentou esse problema. Por lá, as perdas totais cresceram 13% em 2018, grande parte em setores de perecíveis como FLV e açougue. De acordo com o controller Eder Motim, 40% das perdas na empresa ocorreram em razão de aposta em um volume de vendas que não avançou da maneira esperada. Os outros 60% se devem a furtos e a problemas no recebimento de produtos, nesse caso com destaque para eletrônicos como celulares e televisores.

Na avaliação da Abrappe, o crescimento da economia informal no país contribuiu para a elevação dos furtos, uma vez que muitas mercadorias são receptadas por quem vende na informalidade.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

  

COMPARTILHAR
TAGS:Perdas, Furtos, Desperdício, Quebra operacional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

União Supermercados em Rio das PedrasTecnologia

Varejista paulista alcança 0 perdas na seção de bebidas

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digitalTecnologia

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digital

St Marche Prêmio Food To SaveSustentabilidade

Supermercado St Marche reduz desperdícios

Cencosud Inspira com ações contra o desperdício de alimentosSustentabilidade no Varejo

Cencosud Inspira com ações contra o desperdício de alimentos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados