Supermercados reduzem perdas com combate ao desperdício e movimentam mais de R$ 30 milhõesSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo

14/11/2025

NEWSLETTER

Supermercados reduzem perdas com combate ao desperdício e movimentam mais de R$ 30 milhõesSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

gestão de estoque Sortimento Perdas

Supermercados reduzem perdas com combate ao desperdício e movimentam mais de R$ 30 milhões

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/09/2025

Adobe Stock - Hortifrúti

Foto: Divulgação


Supermercados brasileiros têm encontrado na tecnologia uma forma de transformar potênciais perdas em oportunidades. Ao aderirem à Food To Save, aplicativo de combate ao desperdício de alimentos, as empresas conseguem reduzir prejuízos financeiros, melhorar a gestão de estoque e reforçar sua imagem diante de consumidores mais atentos à sustentabilidade.

 

O modelo funciona por meio das Sacolas Surpresa, montadas pelos supermercados parceiros e vendidas no app com até 70% de desconto. Elas reúnem itens próximos ao vencimento ou com pequenas imperfeições, ainda adequados ao consumo. O cliente pode retirar no ponto de venda ou receber em casa.

 

Desde 2022, mais de 2.012 supermercados já aderiram à iniciativa, resultando em 738 mil Sacolas Surpresa vendidas e mais de R$ 28 milhões movimentados. “A parceria com supermercados é uma das formas mais eficazes de reduzir o desperdício em larga escala. Estamos ajudando o varejo a adotar práticas mais sustentáveis e a gerar economia real para o consumidor e para o negócio”, afirma Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

 

A solução atende a uma demanda urgente. Segundo a FAO, 17% dos alimentos disponíveis ao consumidor são desperdiçados no mundo. No Brasil, quase 30% da produção alimentar não chega ao prato. Tal realidade evidencia a importância do setor supermercadista buscar modelos sustentáveis, alinhados à economia circular e à expectativa de consumidores cada vez mais engajados.

 

Para Infante, as redes que se anteciparem terão vantagem competitiva. “Essa transformação é inevitável. Os supermercados que abraçarem a sustentabilidade como parte de sua estratégia estarão mais preparados para atender o consumidor de amanhã, mais exigente, mais informado e muito mais comprometido com o planeta.”

 

A adesão é gratuita e está aberta a supermercados de qualquer porte, sem mensalidades ou custos adicionais.

COMPARTILHAR
TAGS:gestão de estoque, Sortimento, Perdas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mix Mateus de Pará Do Grupo MateusResultados 3T25

3T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas

Sam's Club - Fachada - JabaquaraEstratégia

Sam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor

Adobe StockGestão

Tá na hora de repensar seu Calendário Promocional

1737726349624-cencosud-corporativa-mediaResultados 3º T 25

Cencosud melhora as vendas em mesmas lojas do Brasil no 3º trimestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados