Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultados

27/06/2025

NEWSLETTER

Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Eficiência Operacional Lucratividade PerdasPerdas não identificadas

Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultados

POR Alessandra Morita

EM 27/06/2025

Lucro líquida e perdas não identificadas em supermercados

Adobe Stock


Todos sabemos que o lucro líquido no varejo alimentar é apertado e um dos mais baixos do comércio. O estudo “Varejo Finance: Report 2025”, da fintech Girotech, faz um comparativo do indicador com outros segmentos. A saber:


Percentual de lucro líquido

Varejo alimentar: 1% a 3%

E-commerce: 0% a 5%

Varejo de moda: 5% a 10%

Eletroeletrônicos e móveis: 2% a 6%

Farmácias: 3% a 8%


O relatório atribui a menor lucratividade do varejo alimentar à concorrência acirrada e aos custos operacionais, apesar de contar com um alto volume de vendas. O que leva à constante necessidade de reflexões sobre como conseguir elevar os ganhos finais no segmento.


Existem algumas possibilidades que podem ser mais ou menos viáveis conforme o porte da empresa, como introduzir a venda de serviços financeiros, implementar uma solução completa de retail media ou monetizar dados.


Há ainda uma grande oportunidade comum ao varejo alimentar na área operacional: as perdas não identificadas. Na maioria das empresas, a participação supera 50% do total.


Levantamento recém-divulgado da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) apontou que os seguintes índices de perdas não identificadas:


Lojas de vizinhança: 60,53%

Hipermercado: 61,30%

Atacarejo: 56,27%

Supermercado convencional: 51,69%


Segundo uma análise do consultor Eduardo Araújo Santos, a melhoria no índice de perdas pode gerar de 2% a 3% a mais de receita.


Alguns pontos que podem ajudar: mapeamento completo de todos os processos, maior acuracidade de inventário, segurança preventiva com inteligência, engajamento de colaboradores, uso de tecnologias, auditorias, parceria com fornecedores e revisão de precificação e políticas promocionais.


Tudo isso pode ajudar a melhorar o resultado final para as empresas do setor.


COMPARTILHAR
TAGS:Eficiência Operacional, Lucratividade, Perdas,Perdas não identificadas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Varejo alimentar registra aumento de 25,1% em perdasPesquisa

Índice médio de perdas no varejo alimentar avança em 2024

União Supermercados em Rio das PedrasTecnologia

Varejista paulista alcança 0 perdas na seção de bebidas

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digitalTecnologia

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digital

Alimentos saudáveisSaudabilidade

Especialista destaca como superar os desafios e ampliar as vendas de produtos saudáveis

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados