ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/04/2025
Parceria com fornecedores permite diferenciação no setor de carnes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/09/2020
O trabalho colaborativo entre varejo e indústria rende diversas oportunidades conjuntas no setor de açougue. Um exemplo disso é o programa Açougue Nota 10, criado há 18 anos para implementar atendimento de excelência no setor de carnes dos supermercados. Por meio dele, as lojas são abastecidas com a marca Reserva Friboi, tendo prioridade e garantia de recebimento da matéria-prima, mesmo em cenário de alta demanda externa. Supermercados parceiros também recebem apoio na gestão do açougue, com direito a auxílio de uma equipe de consultores que, entre outros trabalhos, oferecem treinamento ao pessoal de loja.
[noticiasRelacionadas]
Há pouco mais de um ano surgiu outra iniciativa no mesmo formato, porém com foco em uma linha de carnes premium: trata-se do Açougue 1953 Friboi, cujo primeiro parceiro foi o GPA . Atualmente, 44 lojas da bandeira trabalham com esse conceito premium, sendo 34 em São Paulo, 7 no Rio de Janeiro e 3 em Brasília. De acordo com André Artin, gerente de desenvolvimento comercial do Extra e Pão de Açúcar, esses açougues oferecem cortes oriundos de raças europeias e trazem para as prateleiras do varejo os produtos que anteriormente estavam disponíveis somente em boutiques especializadas. Além disso, 11 dessas 44 lojas possuem também a câmara de maturação Dry Aged, técnica de maturação a seco – até então inédita no autosserviço alimentar – em que cortes de carne bovina in natura são armazenados em temperatura, umidade e ventilação controladas, sem embalagem protetora, por um período entre quatro e oito semanas. Com esse processo, ocorrem reações enzimáticas e bioquímicas naturais que resultam em uma peça mais macia e de sabor único.
“Desde a implantação do projeto dry aged 1953, a curva de consumo dos cortes é crescente, chegando a ter uma participação de duplo dígito dentro da categoria de açougue da rede”
ANDRÉ ARTIN
Gerente de desenvolvimento comercial do Extra e do Pão de Açúcar
Outra ação da JBS em parceria com o varejo é o programa store in store da marca Swift (foto), constituído por espaços personalizados e gerenciados pela JBS em lojas de grandes redes de varejo. Já são mais de 100 supermercados nesse modelo no Estado de São Paulo – além de lojas próprias e outras iniciativas de venda direta ao consumidor.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Rafael Ferri expande sua participação no GPA

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição
