ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Para vender e lucrar mais com Salgadinhos, não ignore a execução 360º nem as inúmeras datas sazonais
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por PepsiCo
EM 31/08/2023
Assim como a definição correta do sortimento e execução assertiva no ponto natural, que abordamos aqui, duas outras etapas são fundamentais para um trabalho completo no sentido de desenvolver a categoria de salgadinhos no varejo. Uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, a PepsiCo, responsável por marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS®, detalha a partir de agora quais são esses aspectos.
Etapa 3: Execução 360 º eleva vendas
Em uma categoria em que a maioria das compras não são planejadas, aumentar a visibilidade na loja é essencial: nada menos do que 80% dos shoppers afirmaram terem comprado salgadinhos simplesmente porque viram a categoria no PDV, comprovou um estudo da consultoria MC15.
Vale destinar, portanto, exposição adicional em áreas de alto fluxo da loja. Um local estratégico é a frente de caixa, sempre com alta conversão de compra. A recomendação da equipe de Gerenciamento de Categoria da PepsiCo é que supermercados e atacarejos tenham salgadinhos em todos os checkouts, privilegiando as embalagens pequenas (de baixo desembolso) e as marcas mais conhecidas.
Ao definir a estratégia de Execução 360º nas suas lojas, lembre-se do enorme potencial do cross merchandising em áreas estratégicas como nas categorias de bebidas não alcóolicas, mercearia doce, frios laticínios e padaria que possuem maior interação com salgadinhos.
Etapa 4: Aproveite cada Sazonalidade
A recomendação da PepsiCo é que o varejo trabalhe com um calendário de ativações durante todo o ano, aproveitando ocasiões como: finais de semana, feriados, Black Friday, onde a visibilidade dos produtos e comunicação adequada das promoções são essenciais. Importantes jogos de futebol, sendo que 85%* Das pessoas declaram que assistem aos jogos em grupo. Então, para momentos como este aposte em embalagens acima de 200g. Natal, Ano Novo, época de reunir amigos e familiares em casa e nada mais prático e saboroso que bons aperitivos para oferecer aos convidados. Amendoins vem com tudo nesse período.
E é claro, o Verão. A principal sazonalidade para a categoria, onde se concentra aproximadamente 40%* das vendas de todos os salgadinhos do ano. Isso porque é o momento em que o consumidor se sente livre para sair da rotina e, com isso, as compras por impulso se tornam ainda mais frequentes.
* Todos os dados apresentados são de pesquisa interna da área de Gerenciamento por Categoria PepsiCo observados entre 2020 a 2023.
Clique aqui para entender melhor as outras duas etapas do desenvolvimento da categoria de salgadinhos!
Notícias relacionadas

Conheça as 3 principais ocasiões de consumo de Salgadinhos no Verão

Conheça os dois fatores que mais influenciam a compra por impulso de Salgadinhos

Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras
