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PepsiCo Salgadinhos Snacks

Salgadinhos: Ajuste do mix e adequação dos espaços no ponto natural são os passos iniciais do desenvolvimento da categoria

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por PepsiCo

EM 31/08/2023

Para ajudar todo o varejo alimentar a conquistar resultados ainda melhores em salgadinhos, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, a PepsiCo, responsável por marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS®, vai detalhar nesta e na próxima matéria, cada uma das 4 etapas do processo de desenvolvimento da categoria: Portfólio/Sortimento; Execução no Ponto Natural; Execução 360o e Sazonalidade.  

Etapa 1: Mix das suas lojas precisa ser mais assertivo e relevante

Nada menos do que 74%* das categorias apresentam um número maior de novos produtos do que de itens retirados do portfólio, conforme o estudo "Tornando O Sortimento Mais Efetivo", realizado pela Nielsen Insights. E, como sabemos, a gôndola não é elástica, portanto, decisões precisam ser tomadas para evitar canibalização e problemas de espaço, além, é claro, de conquistar crescimento de vendas e rentabilidade.

Após revisão de sortimento em redes parceiras, capitaneada pela equipe de Gerenciamento de Categoria da PepsiCo, a redução de 10% a 15%* na quantidade de itens gerou, em média, ganho de cobertura Nielsen superior a 10 pontos percentuais.* 

Esse trabalho da PepsiCo com foco em tornar o sortimento de salgadinhos mais assertivo e relevante garante 6 benefícios diretos nas redes de supermercado e atacarejo:

  • Aumento nas vendas totais da categoria;

  • Adaptação dos produtos conforme a loja e o perfil do shopper, o que melhora a experiência de compra;

  • Maior lealdade por parte dos clientes;

  • Impulso na produtividade do espaço em loja;

  • Apoio a um posicionamento no mercado com ofertas únicas;

  • Redução nos custos de estoque de "não vendidos" em lojas e Centros de Distribuição.

Etapa 2: Melhore a execução na seção original de salgadinhos

Em média, os supermercados disponibilizam o dobro de módulos de gôndola para exposição de biscoitos em comparação com o espaço destinado aos salgadinhos. Há casos, inclusive, que essa proporção é de 70% X 30%*. No entanto, em termos de vendas em valor, a diferença dessas categorias é de apenas 8 pontos percentuais – somando os faturamentos de ambas, biscoitos representam 54%* e snacks 46%*.

Equalizar, no ponto natural, essa proporção de espaço entre biscoitos e salgadinhos ajuda a garantir maior rentabilidade, conforme percebeu a equipe de GC da PepsiCo. Destinar maior espaço para um mix assertivo e relevante está associado, ainda, a diminuição na ruptura e a um melhor atendimento ao shopper, o que ajuda sua loja a fidelizar o público.

Além de ampliar o espaço, siga esta lógica de exposição no ponto natural:   

Imagem desenvolvida pelo time de GC da Pepsico a partir de estudos internos.

Batata Adulto: Segmento composto por batatas tubo e batatas lisas

Batata Teen: Segmento composto por batatas onduladas 

O planograma acima traz um racional alinhado ao shopper e isso pode gerar um aumento de até 10% no valor gasto por Kg da categoria, além de um crescimento em torno de 20% no sell-out.

Fique atento:

  • Produtos para adultos, como aperitivos e batatas devem vir sempre no início da gôndola para desenvolver cada vez mais este mercado, conforme validado em estudo da MC15 sobre o comportamento do shopper da categoria;

  • Já os extrusados de milho ficam no final da gôndola, pois é um segmento gerador de fluxo, com alta frequência de compra e, assim, o shopper navega por todo o corredor de snacks. 

Todos os dados apresentados são de pesquisas da área de Gerenciamento por Categoria PepsiCo observados entre 2020 a 2023.

Clique aqui para conhecer as etapas 3 e 4 do desenvolvimento da categoria de salgadinhos!

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TAGS:PepsiCo, Salgadinhos, Snacks
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