SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Bebês Produtos para bebês Comportamento de Compra

Para os bebês, pais querem produtos com mais benefícios

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/08/2021

Foto: iStock

A redução contínua da taxa de natalidade, que se acentuou com a pandemia, não arrefece o mercado de produtos para bebês. Ao contrário. Afinal, ainda são dezenas de milhares de crianças nascendo todos os anos, e elas chegam a boa parte dos lares como reizinhos e princesas que merecem o melhor. Já os pais tornaram-se ávidos compradores de menos esforço e mais comodidade e prazer nos cuidados dos bebês. Não é à toa que o mercado não para de lançar novos segmentos, além de produtos com mais benefícios e maior valor agregado.

[noticiasRelacionadas]

Para se ter uma ideia, duas das quatro indústrias ouvidas por SA Varejo nesta matéria lançaram ou relançaram no último ano um total de 11 produtos. Elas, e muitas outras, disputam relevância, porém trazem também maior tíquete médio e ajudam a ampliar a cesta de compra do shopper. Tanto que defendem as soluções tipo “Mundo do Bebê” como meio de expor ao cliente um maior número de categorias e estimular a compra por impulso e a experimentação de novos itens. Mesmo lojas com pouco espaço podem trabalhar o conceito de solução, aproximando linhas de higiene e fraldas a cuidados com roupinhas e nutrição.

A Mili, que faz 52% de suas vendas no canal alimentar, é uma das que acreditam na importância do Mundo do Bebê. Segundo a empresa, praticamente 60% do público que acessa suas redes sociais, em especial o canal @milifraldas, é de mães que buscam dicas e informações sobre produtos. Concentrar a exposição, portanto, pode ajudá-las a levar SKUs que não haviam planejado.

 

Foto: Divulgação

OS FESTIVAIS DO BEBÊ são outra opção para apresentar novos segmentos e versões, além dos itens regulares. A rede paulista Barbosa, por exemplo, realizou uma campanha, durante 15 dias em maio, que elevou as vendas dos SKUs promocionados em 80% em relação ao mesmo período do mês anterior. Entraram no rol não só marcas tradicionais, como Pampers, J&J e Nestlé, mas também Omo e Comfort em suas versões para lavar a roupa do bebê. A campanha se estendeu às 32 lojas e ao e-commerce.

Foto: Divulgação

80% DE ALTA nas vendas alcançada pela rede Barbosa nos itens que fizeram parte do Festival do Bebê, que aconteceu em maio deste ano

O CHÁ DE BEBÊ E O DE FRALDAS também não devem ser esquecidos. As gestantes costumam pedir fraldas como presente nessas ocasiões, o que abre a possibilidade para vendas dos kits já preparados pela indústria, além da realização de campanhas promocionais.

A Mili, por exemplo, já realizou promoções como “meu bebê de quarto novo”, e tem na loja física o principal canal de ofertas, principalmente das fraldas Mili Love&Care e Ultra.

Foto: Divulgação

Com um portfólio que inclui também trocadores descartáveis, hastes flexíveis e toalhas umedecidas, a empresa cresceu no último ano 6,81% em valor e 4,21% em volume, e tem 65% das vendas no Sul do País.

Um sortimento diversificado é, portanto, alternativa para o sucesso das vendas e maior rentabilidade. Embora o perfil socioeconômico do público-alvo direcione o mix, é recomendado considerar o apelo “emocional” dos produtos junto a mães e pais. Para muitos deles é mais fácil abrir mão de um item de bebida ou limpeza em prol do melhor para o filho.

Foto: Divulgação

NOVIDADES Kit Chá de Bebê Pampers para presentear. Contém um pacote de Pampers Premium Care e um de toalhinhas umedecidas. Em fraldas, relançada a Pampers Splashers, para piscina ou mar, que não incha em contato com a água, tem camada externa impermeável e barreira antivazamento. Vem estampada com ilustrações da animação Baby Shark

A marca Huggies, da Kimberly-Clark, mantém uma linha de banho com ingredientes de origem natural, sem adição de parabenos e corantes, que sinalizam justamente um maior cuidado com o bebê. “O mesmo acontece com os lenços umedecidos com ecofibras, que são bem suaves no contato com a pele”, diz Henrique Melo, gerente de marketing da marca.

Para compor o sortimento, Laura Vicentini, vice- -presidente de marketing da marca Pampers, da P&G, defende as fraldas de vestir, que têm tido bom desempenho em vendas. “A relação valor-benefício é facilmente percebida pelo shopper”, acredita. Ela também chama a atenção para as versões premium e as intermediárias, que têm se destacado no mercado e garantem melhores margens.

Com 72% de suas vendas nos segmentos premium e intermediário, a marca BabySec cresceu dois dígitos no ano passado e alcançou a posição de terceira marca do mercado, de acordo com Marina Mizumoto, diretora de marketing da Softys.

Outro ponto para alavancar os resultados é cuidar da exposição. Para BabySec, o mais indicado é expor as fraldas por bloco de marcas e garantir a presença de todos os tamanhos. A empresa lembra que a tendência do shopper hoje é concentrar as compras em menos canais, o que favorece o varejo alimentar.

Foto: Divulgação

TECNOLOGIA E LICENCIAMENTO

Fralda com tecnologia Xtra-Flex, que tem canais de distribuição em forma de “X” para concentrar a absorção da urina somente na parte da fralda que fica entre as perninhas.Na linha de higiene, as embalagens ganharam a estampa de personagens como Mickey, resultado de parceria global de licenciamento com a Disney.

Mudanças no comportamento dos pais

Elas estão influenciando as vendas. As indústrias têm observado alta no volume dos tamanhos G e XXG, o que indica que os bebês estão usando as fraldas por mais tempo. Também registram aumento no consumo das versões com proteção extra que impedem vazamento e permitem que a criança permaneça um período maior sem troca. “O home office é realidade para muitos pais, o que estabelece novas necessidades para conciliar o trabalho com os cuidados com os filhos”, afirma a vice- presidente de marketing da marca Pampers, Laura Vicentini.

Leia também:

 

Varejo alimentar pode alavancar margem e tíquete no segmento de nutrição infantil

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                        LinkedIn                                       ,                                       Instagram       

COMPARTILHAR
TAGS:Bebês, Produtos para bebês, Comportamento de Compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Adobe StockSaudabilidade

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

Fabiola Paolo head ItabusMarketing de Comércio

Fabíola Palo é nova head nacional de trade marketing da Itabus

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados