ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Outubro registra o melhor resultado de vendas em unidade e volume do ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/11/2022
Foto: Stock Adobe
O estudo mensal Radar Scanntech de outubro de 2022 mostra que o valor médio pago pelo consumidor em produtos da cesta básica em relação a setembro subiu. Em outubro, mercearia básica reduziu o preço médio em 2% ante setembro, menos da meta de da retração de preços entregues nos dois meses anteriores. Essa redução não foi suficiente para evitar a volta do aumento de preços, havendo aceleração nos preços de perecíveis e mercearia.
[noticiasRelacionadas]
“Depois de dois meses de redução de preço médio pago pelo consumidor, outubro volta a aumentar os valores. No entanto, comparado ao ano anterior, o mês entrega o menor aumento de preços desde abril. Outubro é também o mês que registra o melhor resultado de vendas em unidade e volume do ano, impulsionado pelo aumento da retomada de fluxo em lojas e pela diminuição da retração de unidades por tíquete”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
O estudo mostra um aumento de 7,8% do fluxo das lojas em outubro, ante outubro de 2021. Já as unidades por tíquete tiveram redução de 8,6%. Tanto a retração das unidades por tíquete quanto o aumento do fluxo de lojas são indicadores melhores do que os observados na média do ano, indicando a melhor performance do mês.
Leite, ovos e feijão, são as principais alavancas de preços, que seguem reduzindo preços, mas em menores níveis. Em perecíveis, a aceleração de preços, vem puxada por iogurte, frios e embutidos, pães de forma e queijos.
Outubro mantém a tendência dos últimos meses de redução na retração em unidades e volume, com aceleração no crescimento das vendas em valor. Apesar da retração do volume consumido, outubro foi o melhor mês do ano, tanto em unidades, quanto em volume ou faturamento.
Na cesta de bebidas, refrigerantes, sucos prontos e energéticos tem destaque positivo, com crescimento tanto em valor quanto em unidades em outubro. Já nos destaques de crescimento de faturamento da mercearia básica, massas alimentícias, feijão, arroz e café solúvel, são as únicas categorias que também crescem em unidades, por outro lado, café moído e leite UHT, mesmo com crescimento em valor, ainda permanecem com queda em unidades.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Atacarejos apresentam o maior avanço nas vendas em valor em janeiro

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

Procura por carne bovina em atacarejos tem crescimento superior ao dos supermercados
