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22/05/2025
Outubro registra o melhor resultado de vendas em unidade e volume do ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/11/2022
Foto: Stock Adobe
O estudo mensal Radar Scanntech de outubro de 2022 mostra que o valor médio pago pelo consumidor em produtos da cesta básica em relação a setembro subiu. Em outubro, mercearia básica reduziu o preço médio em 2% ante setembro, menos da meta de da retração de preços entregues nos dois meses anteriores. Essa redução não foi suficiente para evitar a volta do aumento de preços, havendo aceleração nos preços de perecíveis e mercearia.
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“Depois de dois meses de redução de preço médio pago pelo consumidor, outubro volta a aumentar os valores. No entanto, comparado ao ano anterior, o mês entrega o menor aumento de preços desde abril. Outubro é também o mês que registra o melhor resultado de vendas em unidade e volume do ano, impulsionado pelo aumento da retomada de fluxo em lojas e pela diminuição da retração de unidades por tíquete”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
O estudo mostra um aumento de 7,8% do fluxo das lojas em outubro, ante outubro de 2021. Já as unidades por tíquete tiveram redução de 8,6%. Tanto a retração das unidades por tíquete quanto o aumento do fluxo de lojas são indicadores melhores do que os observados na média do ano, indicando a melhor performance do mês.
Leite, ovos e feijão, são as principais alavancas de preços, que seguem reduzindo preços, mas em menores níveis. Em perecíveis, a aceleração de preços, vem puxada por iogurte, frios e embutidos, pães de forma e queijos.
Outubro mantém a tendência dos últimos meses de redução na retração em unidades e volume, com aceleração no crescimento das vendas em valor. Apesar da retração do volume consumido, outubro foi o melhor mês do ano, tanto em unidades, quanto em volume ou faturamento.
Na cesta de bebidas, refrigerantes, sucos prontos e energéticos tem destaque positivo, com crescimento tanto em valor quanto em unidades em outubro. Já nos destaques de crescimento de faturamento da mercearia básica, massas alimentícias, feijão, arroz e café solúvel, são as únicas categorias que também crescem em unidades, por outro lado, café moído e leite UHT, mesmo com crescimento em valor, ainda permanecem com queda em unidades.
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