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21/02/2025
O que o índice de lembrança fala sobre as marcas que você vende
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/04/2024

Foto: Adobe Stock
Dentro do composto de branding, a imagem das marcas e o que elas representam e transmitem é um ingrediente adicional a ser analisado em conjunto com o desempenho financeiro de cada marca.
E é esse atributo adicional que a Pesquisa de Preferência de Marcas, da SA+ Ecossistema de Varejo, traz como contribuição ao varejista em sua tarefa de analisar os componentes para um sortimento eficiente. Mas há uma diferença em relação aos estudos semelhantes feitos no mercado.
Como é realizado com varejistas de todo o País, o estudo reflete qualidades vistas por eles nas marcas vendidas em suas lojas. Elas passam pelo relacionamento deles com o fornecedor responsável pela marca, a forma de atendimento, facilidade ou não de negociação, suporte ao sell out, entre outros. Os varejistas também pesam a forma como acreditam que a marca é vista por seus clientes.
Foto: Adobe Stock
Eles avaliam se, quando ela está em falta na loja, por exemplo, os consumidores reclamam ou simplesmente a trocam por outra opção. Segundo especialistas, quanto maior o índice de lembrança de uma marca, em geral, maior é a satisfação das pessoas com ela – e é esse tipo de imagem que os supermercadistas têm em mente quando respondem à pesquisa da SA+ Ecossistema de Varejo.
Ou seja, eles avaliam quanto essa marca é referência em sua categoria ou segmento. Também pesam na análise dos varejistas os atributos que levam uma marca a alcançar um alto índice de lembrança, seja na visão de seus pares, seja na dos consumidores.
Algumas características que formam a imagem de uma marca
Consistência
Deve existir desde a concepção da embalagem do produto até a sua comunicação e publicidade. Para ser consistente, é preciso conhecer bem o mercado de atuação, a proposta oferecida e as preferências e desejos do consumidor
Adaptabilidade
Para ser perene, é necessário adaptar-se constantemente às mudanças do mercado, que, por sua vez, respondem às transformações dos consumidores
Inovação
Essa característica associada ao pioneirismo contribui para a marca se destacar e, em muitos casos, liderar um mercado. Há casos, inclusive, em que ela cria uma nova categoria
Publicidade e Promoção
São características essenciais para fazer a marca ser conhecida e lembrada, bem como seus diferenciais
Qualidade
É ela que traz a recorrência da compra pelo público, além de ajudar a conquistar fidelidade à marca
Como apresentamos nosso estudo
O resultado da Pesquisa de Preferência de Marcas é apresentado no formato de ranking, segmentado por Brasil e mais sete regiões. A ideia é você comparar com os dados de vendas e participação em valor e volume das marcas em sua empresa.
Metodologia da pesquisa
Foram 3.533 varejistas de todo o País que responderam à Pesquisa de Preferência de Marcas, da SA+ Ecossistema de Varejo, realizada anualmente. O levantamento aconteceu no último trimestre de 2023, refletindo as movimentações do ano passado.
Esses respondentes apontaram as três marcas que consideram as mais vendidas em suas lojas. As que foram citadas em 1º lugar ganharam peso 3; as apontadas na 2ª colocação, peso 2; e as marcas na 3ª posição, peso 1. Esse tratamento deu origem ao índice de lembrança ou share of mind de cada uma.
Solução Sortimento é omnichannel
O conjunto de informações que formam a ferramenta da SA+ Ecossistema de Varejo – que traz dados de categorias, marcas e fornecedores – está disponível na revista e em uma área específica aqui do portal .
Nesse espaço, o levantamento é publicado de forma completa, o que nem sempre ocorre com a versão impressa da revista. No bloco de marcas, a versão online conta com informações adicionais para ajudar o varejista.
Ali é possível selecionar os resultados dos anos anteriores das categorias em nível Brasil e por região. Isso permite estabelecer comparações entre as séries históricas, entendendo alterações de posicionamento das marcas ao longo do tempo.
Essa matéria faz parte da edição de abril da revista SA+. Clique AQUI para ler!
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