SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Multivarejo Pão de Açúcar Extra Jorge Faiçal

“O ano é do básico bem feito”, afirma presidente da divisão de varejo do GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/02/2020

“A palavra precisão vai ser fundamental para nossos resultados. O ano será do básico bem feito”, afirmou Jorge Faiçal, CEO da Multivarejo, divisão do GPA responsável pelas marcas Pão de Açúcar e Extra, em teleconferência para analistas de mercado, realizada ontem (20/02). Segundo o executivo, neste ano o objetivo da unidade de negócios, cujos resultados estão aquém do esperado pelos investidores, é acelerar as iniciativas bem-sucedidas e recuperar os negócios que desaceleraram.

No ano passado, a divisão praticamente andou de lado. A receita líquida teve uma ligeira variação nominal de 0,8%, alcançando R$ 26,4 bilhões. O Ebitda apresentou queda de 12% e totalizou R$ 1,9 bilhão. Parte disso é reflexo da queda na margem bruta, que foi de 1,7 ponto percentual (pp) sobre 2018, ficando em 26,3%. De acordo com Faiçal, a pressão vem principalmente da concorrência com as redes regionais e das políticas promocionais dos seus hipermercados. O formato segue impactado pela migração das compras de abastecimento para o cash & carry.

[noticiasRelacionadas]

Faiçal ressaltou que, neste primeiro trimestre, já deverá haver uma melhora nos números do Multivarejo. Um dos motivos é o amadurecimento das vendas em 92 unidades que foram convertidas de Extra Super para Mercado Extra e Compre Bem e em 20 filiais da marca Pão de Açúcar, que foram reformadas em 2019. Com isso, a bandeira totalizou, no ano passado, 46 lojas dentro do modelo “última geração”, que representam 40% da sua receita.

Mas para enfrentar o atual cenário, chamado de “desafiador” pelo CEO, a companhia vai focar em cinco principais estratégias neste ano:

  1. Transformar em Mercado Extra as 49 lojas Extra Super que faltam, eliminando essa marca do seu portfólio
  2. Retomar o crescimento orgânico do Pão de Açúcar, com a inauguração de dez lojas no ano
  3. Ampliar, no e-commerce, o número de lojas que atuam com o modelo Express (em que a mercadoria sai da loja). Nas filiais onde essa modalidade está implementada, a venda online responde por mais de 5% da receita
  4. Expandir o modelo de proximidade com a abertura de 20 a 30 unidades da bandeira Minuto Pão de Açúcar. O formato cresce há sete trimestres consecutivos. No ano fechado de 2019, a alta no faturamento foi de 7,7% nominal
  5. Recuperar o modelo hipermercado priorizando os não alimentos. “Temos um plano forte de retomada de vendas e de rentabilidade com foco nos eletrônicos”, afirmou Faiçal. “Em paralelo reestruturaremos a política de preço, que será segmentada por região com o objetivo de ser mais assertiva”, disse. Outro ponto ressaltado pelo CEO do Multivarejo foram os ganhos de eficiência operacional. A ideia é, por meio de novas ferramentas tecnológicas e processos, reduzir a ruptura e as quebras. “Teremos um controle de abastecimento mais rigoroso, sobretudo nos perecíveis”, enfatizou.

 Além disso, conforme adiantou o Portal SA Varejo, em matéria publicada no dia 12/12/2019 , 10 hipermercados serão vendidos ou fechados por terem um desempenho abaixo do esperado. Outras 10 unidades serão convertidas em Assaí neste ano e mais 10 no ano que vem. “Internamente chamamos esse plano de 10/10/10”, contou Faiçal.


Resultado Geral

A receita líquida consolidada do GPA alcançou R$ 61,5 bilhões em 2019, o que representa uma alta de 14,8%. Já o lucro dos acionistas foi de R$ 790 milhões, montante 31% menor do que o do ano anterior. A queda se deve, em parte, às despesas de aquisição da operação da colombiana Êxito, adquirida em novembro do ano passado.

Já o GPA Alimentar, que considera apenas as operações de varejo alimentar e cash & carry dentro do Brasil, teve uma receita líquida de R$ 54,4 bilhões em 2019. Com isso, apresentou crescimento de 10,4%.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                 Instagram                  e                  Facebook                  !  

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Multivarejo, Pão de Açúcar, Extra, Jorge Faiçal
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados